Home Últimas Notícias Tereos exporta 70 mil toneladas de açúcar VHP para a China e marca recorde histórico
Últimas Notícias

Tereos exporta 70 mil toneladas de açúcar VHP para a China e marca recorde histórico

No ano passado, a empresa já havia registrado um volume expressivo, com 60 mil toneladas embarcadas para a Indonésia.
Compartilhar

A Tereos realizou em julho o maior embarque de açúcar VHP (Very High Polarization) de sua história: 70 mil toneladas destinadas ao mercado chinês em um único navio. A operação foi conduzida no Terminal Integrador Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), da VLI, localizado na Baixada Santista, e marca um passo relevante na trajetória da companhia.

No ano passado, a empresa já havia registrado um volume expressivo, com 60 mil toneladas embarcadas para a Indonésia. O novo recorde foi possível após a ampliação do calado do Tiplam – distância entre a linha de flutuação e o fundo da embarcação –, concluída no primeiro semestre deste ano. O limite passou de 13,20 metros para 14,10 metros, permitindo que os navios que operam no terminal transportem cargas maiores.

“O novo recorde simboliza um avanço estratégico para a Tereos, refletindo o crescimento contínuo da nossa capacidade logística e a consolidação de nossa atuação no mercado asiático, especialmente na China, um dos maiores consumidores globais de açúcar”, destaca Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Para a VLI, parceira na operação, a ampliação traz ganhos de escala e fortalece a competitividade do setor. “Antecipando as necessidades da safra de açúcar 2025/2026, o aumento do calado dos berços do Tiplam reforça a visão da VLI de ser a parceira logística mais eficiente e competitiva para setores estratégicos da economia brasileira”, afirma Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da companhia.

A Tereos já prevê novos embarques de grande porte para o segundo semestre de 2025, reforçando seu compromisso com a eficiência operacional e a expansão sustentável das exportações.

Em novembro de 2020, a Tereos e VLI inauguraram dois armazéns de açúcar: um no Tiplam, com capacidade para 115 mil toneladas, e outro no Terminal Integrador de Guará (TIGU), em São Paulo, próximo às unidades industriais da Tereos, com capacidade para 160 mil toneladas.

O complexo logístico é integrado à Ferrovia Centro-Atlântica, que conecta o TIGU ao Tiplam. Além de eficiência operacional, o modal ferroviário garante ganhos ambientais, já que as emissões de gases de efeito estufa por tonelada transportada são seis vezes menores em comparação ao transporte rodoviário.

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Curativo à base de cana-de-açúcar ajuda na recuperação após cirurgia de varizes

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um curativo feito a...

DestaqueÚltimas Notícias

Petrobras aprova projeto que vai capturar e armazenar 100 mil t de carbono por ano

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 17, a aprovação da construção do Projeto...

Brasil
DestaqueÚltimas Notícias

Agência americana propõe realocar mandatos de biocombustíveis para grandes refinarias

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) propôs...

DestaqueÚltimas Notícias

Há boa vontade de Motta com pacote contra fraudes em combustíveis, diz Arnaldo Jardim

O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara dos Deputados,...