Home Últimas Notícias Tereos investe em sistema bico a bico para otimizar aplicação de insumos no canavial
Últimas Notícias

Tereos investe em sistema bico a bico para otimizar aplicação de insumos no canavial

Compartilhar

Prática garante redução de desperdícios e do impacto ambiental na aplicação de herbicidas, promovendo uma economia de 4% dos insumos utilizados

A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bionergia do país, investe constantemente em soluções visando aumentar a eficiência e sustentabilidade de suas práticas agrícolas. A companhia adotou a utilização de equipamentos com tecnologia bico a bico para aplicação de herbicidas, reduzindo a sobreposição e o desperdício nas operações. Essa mudança garantiu uma economia de 4% nos insumos, além de contribuir com a redução dos impactos ambientais.

A tecnologia bico a bico é uma ferramenta da agricultura de precisão que permite o acionamento e o desligamento de cada bico de forma individual, garantindo maior precisão e eficiência nas aplicações de herbicida nas plantações. Além disso, o sistema conta com sensores que identificam qual área já foi tratada e desligam automaticamente os bicos correspondentes, assegurando que cada área receba a quantidade indicada do insumo.

“A Tereos já investe em outras práticas de agricultura de precisão visando otimizar as operações e impulsionar a produtividade. Algumas das técnicas que utilizamos são plantio com linhas georreferenciadas, treinamento de modelos para reconhecimento de padrões de plantio e gestão digital das informações do campo”, comenta Everton Carpanezi, diretor de operações agroindustriais da Tereos.

Atualmente, a empresa conta com dois equipamentos – nas unidades Mandu e Usina Vertente – e pretende ampliar para outras áreas.

 

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Cocal terá planta de biometano
Últimas Notícias

Cocal vence leilão e usará biometano para gerar eletricidade

Empresa venceu leilão de reserva de capacidade com dois projetos e será...

Últimas NotíciasDestaque

BNDES aprova R$ 244,9 milhões para planta de biometano da bp bioenergy a partir de vinhaça em Goiás

Projeto em unidade da Tropical Biogás, em Edéia (GO), reforça economia circular...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Produção de etanol sobe no Norte e Nordeste mesmo com recuo na moagem

Segundo o presidente executivo da NovaBio, Renato Cunha, a safra tem sido...

DestaqueÚltimas Notícias

Cocal, Siemens Brasil e GIZ avançam em estudos para produção de hidrogênio verde em usina de etanol

Estudos de viabilidade serão produzidos no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o...