Home Últimas Notícias Tereos realiza ação de conscientização para prevenção e combate a incêndios em cidades da região
Últimas Notícias

Tereos realiza ação de conscientização para prevenção e combate a incêndios em cidades da região

A Tereos conta com um plano estratégico bastante robusto de combate a incêndios que, além das ações de conscientização e educação ambiental, contempla tecnologias, capacitações e ações preventivas.
Compartilhar

Ação faz parte da campanha anual da empresa, que visa conscientizar e reforçar cuidados importantes para prevenir focos de fogo

Com a chegada do período mais seco do ano, a Tereos, uma das líderes globais na produção de açúcar, etanol e energia, realiza, nesta semana, uma ação de conscientização para prevenção de incêndios em cidades da região. Por meio do Tereos Fazendo Acontecer, programa de engajamento interno da companhia, colaboradores entregaram materiais educativos e lixos de carro em pontos estratégicos, com o objetivo de alertar e orientar a população sobre os riscos das queimadas, muitas vezes causadas por descarte inadequado de lixo.

“Com a ação, reforçamos a importância do engajamento da população neste tema. As consequências dos incêndios atingem a todos, com riscos à vida e saúde das pessoas, ao meio ambiente, além de prejuízo financeiro. Dessa forma, é fundamental que todos entendam o seu papel nesse combate”, comenta Rafaela Shiota, Gestora de Meio Ambiente da Tereos.

No dia 8 de julho, as atividades ocorreram nas cidades de Guaraci, Guaíra, Colina, Guapiaçu, Olímpia, Pitangueiras e Barretos. Já no dia 11 de julho, os colaboradores foram às ruas de Palestina, Tanabi, Onda Verde e São José do Rio Preto para conscientização da população nesses locais.

A iniciativa faz parte da campanha anual de combate a incêndios da empresa, que chega a mais uma edição com o mote “Ninguém Queima o Lugar Onde Vive”. Além da ação, a campanha também contará com palestras em escolas, com foco na conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância de preservar o meio ambiente, e divulgação de materiais informativos em pontos estratégicos da região.

Tecnologia aliada ao combate

A Tereos conta com um plano estratégico bastante robusto de combate a incêndios que, além das ações de conscientização e educação ambiental, contempla tecnologias, capacitações e ações preventivas. A companhia é pioneira no Brasil no monitoramento de canaviais via satélite, com cobertura de 100% das áreas próprias, de fornecedores e parceiros. Neste ano, com a substituição do GOES-16 pelo satélite GOES-19, as imagens passaram a ter maior definição e atualização mais rápida, permitindo identificar e reagir com mais eficiência a focos de calor. O sistema emite alertas automáticos com localização precisa e dados sobre vento, temperatura e umidade, otimizando a atuação das equipes.

Além do monitoramento por satélite, a Tereos adota a metodologia Triplo 30 – que considera vento acima de 30 km/h, temperatura superior a 30°C e umidade relativa do ar abaixo de 30% – para antecipar riscos e atuar nas áreas mais críticas. No campo, a empresa mantém seis veículos de acesso rápido equipados com kit espuma, 35 caminhões-pipa e uma equipe de aproximadamente 200 brigadistas treinados, além de atuar em conjunto com outras usinas e órgãos públicos por meio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

O plano de prevenção e combate da Tereos é sustentado por cinco pilares estratégicos: comunicação, capacitação, inspeções preventivas, monitoramento e colheita antecipada. “Com ações baseadas nesses pilares, conseguimos iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores”, finaliza Rafaela.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
planta be8
Últimas Notícias

BNDES financia com R$ 290,2 milhões primeira fábrica de glúten vital do Brasil da Be8

O Brasil dará um passo inédito na indústria alimentícia com a instalação...

Últimas NotíciasDestaque

Moagem cai mais de 14% e produtividade recua no Centro-Sul, alerta UNICA

A safra 2025/26 começou sob pressão no Centro-Sul do Brasil. De acordo...

Últimas Notícias

Setor canavieiro de PE alerta para impactos da proposta de nova Resex no litoral do estado

O ICMBio, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, propõe a criação...

Cana nordeste
Últimas Notícias

Nova PE-062 impulsiona setor canavieiro da Zona da Mata de Pernambuco

Com investimento de R$ 88 milhões, o Governo de Pernambuco inaugurou na...