Home Últimas Notícias Tereos realiza ação de conscientização para prevenção e combate a incêndios em cidades da região
Últimas Notícias

Tereos realiza ação de conscientização para prevenção e combate a incêndios em cidades da região

A Tereos conta com um plano estratégico bastante robusto de combate a incêndios que, além das ações de conscientização e educação ambiental, contempla tecnologias, capacitações e ações preventivas.
Compartilhar

Ação faz parte da campanha anual da empresa, que visa conscientizar e reforçar cuidados importantes para prevenir focos de fogo

Com a chegada do período mais seco do ano, a Tereos, uma das líderes globais na produção de açúcar, etanol e energia, realiza, nesta semana, uma ação de conscientização para prevenção de incêndios em cidades da região. Por meio do Tereos Fazendo Acontecer, programa de engajamento interno da companhia, colaboradores entregaram materiais educativos e lixos de carro em pontos estratégicos, com o objetivo de alertar e orientar a população sobre os riscos das queimadas, muitas vezes causadas por descarte inadequado de lixo.

“Com a ação, reforçamos a importância do engajamento da população neste tema. As consequências dos incêndios atingem a todos, com riscos à vida e saúde das pessoas, ao meio ambiente, além de prejuízo financeiro. Dessa forma, é fundamental que todos entendam o seu papel nesse combate”, comenta Rafaela Shiota, Gestora de Meio Ambiente da Tereos.

No dia 8 de julho, as atividades ocorreram nas cidades de Guaraci, Guaíra, Colina, Guapiaçu, Olímpia, Pitangueiras e Barretos. Já no dia 11 de julho, os colaboradores foram às ruas de Palestina, Tanabi, Onda Verde e São José do Rio Preto para conscientização da população nesses locais.

A iniciativa faz parte da campanha anual de combate a incêndios da empresa, que chega a mais uma edição com o mote “Ninguém Queima o Lugar Onde Vive”. Além da ação, a campanha também contará com palestras em escolas, com foco na conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância de preservar o meio ambiente, e divulgação de materiais informativos em pontos estratégicos da região.

Tecnologia aliada ao combate

A Tereos conta com um plano estratégico bastante robusto de combate a incêndios que, além das ações de conscientização e educação ambiental, contempla tecnologias, capacitações e ações preventivas. A companhia é pioneira no Brasil no monitoramento de canaviais via satélite, com cobertura de 100% das áreas próprias, de fornecedores e parceiros. Neste ano, com a substituição do GOES-16 pelo satélite GOES-19, as imagens passaram a ter maior definição e atualização mais rápida, permitindo identificar e reagir com mais eficiência a focos de calor. O sistema emite alertas automáticos com localização precisa e dados sobre vento, temperatura e umidade, otimizando a atuação das equipes.

Além do monitoramento por satélite, a Tereos adota a metodologia Triplo 30 – que considera vento acima de 30 km/h, temperatura superior a 30°C e umidade relativa do ar abaixo de 30% – para antecipar riscos e atuar nas áreas mais críticas. No campo, a empresa mantém seis veículos de acesso rápido equipados com kit espuma, 35 caminhões-pipa e uma equipe de aproximadamente 200 brigadistas treinados, além de atuar em conjunto com outras usinas e órgãos públicos por meio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

O plano de prevenção e combate da Tereos é sustentado por cinco pilares estratégicos: comunicação, capacitação, inspeções preventivas, monitoramento e colheita antecipada. “Com ações baseadas nesses pilares, conseguimos iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores”, finaliza Rafaela.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...