Home Últimas Notícias Tereos reduz em 14% consumo de diesel no Brasil com medidas para descarbonizar
Últimas Notícias

Tereos reduz em 14% consumo de diesel no Brasil com medidas para descarbonizar

Compartilhar

A Tereos, segunda maior produtora de açúcar no Brasil, reduziu o consumo de diesel em mais de 3,4 milhões de litros em sua frota no país ao longo de 2023, obtendo uma redução de 14% em relação ao ano anterior, à medida que busca descarbonizar suas operações, informou a empresa à Reuters.

A economia foi obtida por meio de uma série de medidas adotadas ao longo da safra, afirmou a Tereos, citando a utilização de diesel aditivado em toda a sua frota e adoção do diesel S-10 em 100% de seus veículos e equipamentos.

No último ciclo agrícola, a empresa também investiu na renovação da frota que, conforme legislação vigente, requer a utilização de Arla no combustível, reagente que reduz emissões.

O consumo de diesel é um dos maiores emissores de carbono de uma empresa do setor de açúcar e etanol, que tem grandes extensões de canaviais para tratar e colher.

Com as iniciativas, a Tereos deixou de emitir 9 mil toneladas de CO2 no período com a redução no consumo de diesel – o cálculo foi feito considerando fatores de conversão baseados na ferramenta GHG Protocol.

“A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia de negócio. Cada vez mais, investimos em projetos que reforçam esse compromisso e nos permitem reduzir nosso impacto no meio ambiente”, disse o diretor de sustentabilidade, relações institucionais e novos negócios da Tereos, Felipe Mendes, em nota.

A Tereos lembrou que o diesel S-10, que passou a ser adotado em toda a frota, é menos poluente do que o diesel S-500 por possuir menos enxofre em sua composição, além de promover mais eficiência e melhorar o desempenho dos motores.

A realização de treinamentos de motoristas e operadores de máquinas agrícolas, assim como calibração e lastragem de tratores, foram outras iniciativas que impactaram a redução do consumo de diesel.

“Por meio dessas ações, reforçamos nossos compromissos com a economia de baixo carbono sem deixar a lado a eficiência operacional”, completou o diretor de operações agroindustriais, Everton Carpanezi.

Para a safra 2024/25, a Tereos afirmou que está atualizando a frota de caminhões canavieiros com motor Euro 6, que são mais eficientes, consomem menos combustível e, consequentemente, possuem menor emissão de carbono.

— Reuters

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

MPMS apura incêndio iniciado em canavial e que resultou em multa de R$ 5,87 milhões

Inquérito civil é instaurado para apurar causas, responsáveis e danos ambientais provocados...

Últimas Notícias

AFOCAPI, ASSOCAP, CANASOL e UNICA firmam acordo para unificar critérios de ATR e valor da tonelada de cana

Em um passo decisivo para a estabilidade do mercado sucroenergético brasileiro, a...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

Ferrari Agroindústria firma parceria com Instituto Biológico e avança na produção própria de bioinsumos

A Ferrari Agroindústria anunciou nesta segunda-feira, 24, a formalização de uma parceria...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen anuncia mudanças no Conselho de Administração

A Raízen comunicou ao mercado a renúncia de dois integrantes do seu...