Conecte-se conosco
 

Agrícola

Tereos usa drones para liberação de agentes biológicos em 100% de suas áreas

Publicado

em

Com isso, a companhia teve o aumento de pelo menos 30% na área total tratada com Cotesia e redução nos custos operacionais por hectare aplicado

Em mais um passo em seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, adotou o uso de drones para o controle biológico em seus canaviais. A iniciativa, segundo a companhia, visa aprimorar a precisão e a eficiência na aplicação de cotésia e Trichogramma galloi, agentes biológicos eficazes contra a broca, uma das principais pragas dos canaviais.

Na safra 2023/24, a Tereos realizou 100% da liberação de cotésia em todas as suas unidades por meio de drones, substituindo os métodos manuais anteriores. Essa conquista representou um aumento de pelo menos 30% na área total tratada com cotésia e redução nos custos operacionais por hectare aplicado. Já na safra 2024/25 a iniciativa também passou a contemplar a aplicação de Trichogramma galloi 100% por drone em todo o canavial.

O uso de drones para o controle biológico oferece várias vantagens significativas se comparado aos métodos manuais. Além de maior precisão e qualidade nas aplicações, a prática permite distribuição homogênea dos agentes biológicos por meio de mecanismo dosador, mapeamento detalhado das áreas tratadas, acompanhamento mais assertivo das aplicações, redução de desperdícios e liberação gradual conforme as necessidades das plantações.

“Essa abordagem também nos trouxe resultados importantes em nossa jornada de inovação do campo para práticas cada vez mais sustentáveis. Agora estamos focados em expandir ainda mais o uso de drones em nossas operações, explorando novas oportunidades para aumentar a eficiência e a produtividade por meio da tecnologia”, comenta Everton Carpanezi, diretor de operações agroindustriais da Tereos.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading