Conecte-se conosco
 

Destaque

Terminais da Copersucar economizam mais de 900 mil litros de água

Publicado

em

Unidades de logística da Copersucar localizadas em Ribeirão Preto e Santos trazem soluções eficientes de reutilização da água

No próximo dia 22 de março, segunda-feira, comemora-se o dia mundial da água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992. Apesar de o planeta ser formado por dois terços de água, menos de 0,008% deste total é potável.
Para preservar este bem tão importante para a vida no planeta é importante que todos – governo, iniciativa privada e população – tomem ações para despertar o consumo consciente e combater o desperdício.

Considerando a importância do seu papel nas comunidades onde tem operação, a Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, com terminais localizados em Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto, vem desenvolvendo ações focadas na reutilização da água através da adoção de boas práticas e soluções de fácil implantação, que podem ser utilizadas por outras empresas, pelo comércio, condomínios e até em residências.

No terminal de Ribeirão Preto, por exemplo, uma simples ideia de um funcionário ajudou a empresa a desenvolver uma técnica de reutilização de água que gerou uma economia de mais de 100 mil litros por ano, equivalente a 6.800 máquinas de lavar cheias, com 15 litros de capacidade, para uma família grande.

Terminal Copersucar de Ribeirão Preto captura 100 mil litros de água por ano que pinga dos aparelhos de ar condicionado

Baseada na inspiração do auxiliar de operações, Willia Júlio Carvalho dos Santos, a empresa instalou um dispositivo que captura a água que pinga dos aparelhos de ar-condicionado, diretamente nas máquinas condensadoras, reservando-a em tubos de 11 litros. Posteriormente, ela é reutilizada para limpeza das áreas externas e da área de carregamento de vagão, para lavar as botas, entre outras utilidades.

O projeto é simples de montar. Basta um cano de PVC (ou outro material similar que consiga armazenar a água) e um cano de plástico que conecte o local onde cai a água a este reservatório, além de braçadeiras, fixadores, duas tampas e uma torneira de filtro. Com aproximadamente R$ 70,00 é possível montar esta solução.

Terminal Açucareiro Copersucar em Santos economiza cerca de 800 mil litros de água por ano

A redução do consumo de água e seu reaproveitamento é uma das ações que a Copersucar está atenta e reavalia anualmente. Além do reaproveitamento da água do ar-condicionado, a empresa incentiva outras ações e atitudes de seus funcionários. Entre 2018 e 2020, o consumo de água no terminal caiu 348 mil litros, sendo que e a expectativa para 2021 é aumentar a economia para mais de 612 mil litros.

Outro exemplo vem do terminal Coopersucar localizado no porto de Santos. Em um dos telhados dos armazéns, com aproximadamente 2,5 mil metros quadrados de área, a Copersucar instalou um sistema onde a água da chuva é direcionada para uma canaleta que encaminha o líquido para dois tanques com capacidade para 20 mil litros.

Esta água é enviada, diariamente, para veículos varredeira, que fazem a limpeza das avenidas e pátios do terminal Coopersucar, economizando cerca de 800 mil litros de água. Isso corresponde a encher mais de 50 caminhões pipas com capacidade pra transportar 15 mil litros de água.

Para Fabiano Messias, gerente de operações da Copersucar, esta é uma solução que, em proporções menores, pode ser implantada em muitas casas e edifícios.
“Se todos os consumidores empresariais, comerciais e residenciais desenvolverem alternativas como estas, viáveis de aplicação, mais água ficará disponível para a população, minimizando os impactos e os racionamentos comuns em períodos de estiagem”, completa.
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading