Home Últimas Notícias TIM e usinas lideram iniciativa para acelerar carreira de mulheres no agronegócio
Últimas Notícias

TIM e usinas lideram iniciativa para acelerar carreira de mulheres no agronegócio

Compartilhar

Programa de mentoria intercompany reúne TIM, BP Bioenergy, Jalles e CNHi Agrícola para fortalecer talentos femininos no setor

A TIM amplia sua atuação pela equidade de gênero no mercado de trabalho e fortalece sua presença no agronegócio ao lançar, em parceria com o ecossistema Mulheres Positivas e a consultoria CMI Business Transformation, um programa de aceleração de carreira para mulheres do setor — iniciativa que conta diretamente com a participação da BP Bioenergy, além de Jalles e CNHi Agrícola, importantes parceiros comerciais da operadora. O agronegócio representa cerca de 25% do PIB brasileiro, e o projeto busca potencializar talentos por meio de um modelo de mentoria intercompany, conectando líderes e colaboradoras entre as quatro organizações.

Essa é a sexta onda de mentoria promovida pela TIM, cujas edições anteriores já impactaram mais de 550 mulheres de diversos segmentos. O novo programa terá duração inicial de sete meses, com líderes experientes “mentorando” profissionais que atuam de três a seis anos nas empresas. A consultoria CMI conduzirá o processo de matching das duplas, garantindo complementaridade de perfis e ampliando o aproveitamento da jornada. A iniciativa prevê mentorias individuais, rodas de conversa e encontros coletivos.

“A TIM lidera a digitalização do agronegócio. Ao mesmo tempo, temos o compromisso de empoderar cada vez mais mulheres para que possam avançar em suas carreiras. Estamos juntando essas duas frentes em um novo programa de mentoria, focado em um setor que é responsável por 26% dos postos de emprego no Brasil e onde a equidade de gênero vem evoluindo. Hoje, as mulheres representam 38% da força de trabalho no agro e essa participação tende a aumentar ainda mais, principalmente com o avanço da tecnologia nas áreas rurais. Queremos estimular um agronegócio mais inovador, diverso e sustentável, onde cada mulher tem espaço para crescer e transformar o futuro”, afirma Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.

Parcerias que potencializam

O Programa de Mentoria para Mulheres do Agronegócio é realizado em conjunto com o Mulheres Positivas, ecossistema apoiado pela TIM desde 2021, que utiliza tecnologia para promover empregabilidade e combater a violência contra a mulher. Para Fabi Saad, fundadora da iniciativa, o agronegócio é estratégico para o Brasil e as mulheres do setor precisam ser reconhecidas: elas representam um milhão de gestoras de empreendimentos agrícolas e lideram 19% das propriedades rurais.

A TIM convidou parceiros comerciais para integrar o time de mentoras e mentoradas, iniciando a jornada com três empresas que também desenvolvem iniciativas voltadas à participação feminina no mercado de trabalho. A operadora é líder em cobertura 4G no campo, atendendo 23,5 milhões de hectares, com meta de chegar a 26 milhões até o fim de 2025.

A CNH — especializada em máquinas e soluções agrícolas — mantém com a TIM o projeto da Fazenda Conectada, no Mato Grosso. A BP Bioenergy, cliente da operadora desde 2022, opera o maior projeto de cobertura rural da TIM, alcançando mais de 3 milhões de hectares. Já a Jalles, referência no setor sucroenergético, utiliza soluções da TIM desde 2018 para conectar sua propriedade em Goianésia (GO) e impulsionar a produção de açúcar e etanol.

Agenda de gênero

A TIM é reconhecida por sua atuação consistente em prol da equidade de gênero, com iniciativas de empregabilidade, desenvolvimento de carreira e combate à discriminação e violência. Em 2023, lançou o Manifesto de Gênero, liderado pela cantora IZA, reforçando seu compromisso com uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para as mulheres.

Pela força dessas ações, a empresa é a única brasileira e a única do setor de telecom no mundo presente no TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025, que avalia mais de 15 mil companhias em práticas de diversidade, inclusão e impacto social. A TIM também é a única operadora incluída na carteira IDIVERSA B3, que reconhece boas práticas de gênero e raça nas empresas.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
AçúcarÚltimas Notícias

Excedentes globais persistentes mantêm pressão sobre os preços do açúcar

Perspectiva de superávits sucessivos nas próximas safras e avanço da produção global...

Temos VagasÚltimas Notícias

Atvos abre mais de 150 vagas para a safra 2026/2027 e impulsiona emprego no Pontal do Paranapanema (SP)

9Oportunidades em Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema posicionam a Atvos como...

Últimas Notícias

Safra de cana menor e elevada queda de preço gera prejuízos de meio bilhão ao setor em PE

Segundo produtores a situação ameaça sobrevivência do setor canavieiro O tarifaço dos...

Últimas Notícias

Inpasa abre nova rota de exportação de DDGS para o mercado chinês

Carregamento de ingrediente proteico para nutrição animal embarca pelo Porto de Imbituba...