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Toyota lança carro flex fuel eletrificado para mercado indiano
Atualmente, o combustível E10, que funciona 90% com gasolina e 10% com etanol, está disponível no país. O governo planeja aumentar a mistura de etanol para 20% (E20) até 2025
A Toyota Kirloskar Motor (TKM) revelou um protótipo de veículo eletrificado Flex Fuel BS-6 Stage-II para o mercado indiano. O protótipo é baseado no Innova Hycross e pode funcionar totalmente com etanol. Atualmente, o combustível utilizado no país é o E10, que funciona 90% com gasolina e 10% com etanol. No entanto, o governo planeja aumentar a mistura de etanol para 20 % (E20) até 2025.
O etanol flex-combustível tem emissões mais baixas do que o combustível fóssil. Ele libera gases e partículas muito menos tóxicos durante a combustão. Um veículo elétrico híbrido flex-fuel, como o apresentado pela Toyota, pode funcionar com diferentes tipos de gasolina misturada com etanol, chegando até 100% de etanol.
O etanol é mais barato que a gasolina e o diesel, e uma mistura mais elevada de etanol no combustível ajudará os proprietários de automóveis indianos a reduzir custos com consumo de combustíveis.
Os veículos flex-fuel são mais fáceis de adotar do que os veículos elétricos a bateria porque funcionam com motores de combustão interna (ICE). Os motores ICE existentes podem ser modificados pelos fabricantes para fazê-los funcionar com uma mistura mais elevada de etanol. Uma série de veículos, incluindo veículos de duas rodas, já são compatíveis com o combustível E20.
A Associação Indiana de Usinas de Açúcar apelou para uma redução doe impostos sobre combustíveis flexíveis. Atualmente, eles atraem uma alíquota é de 28%, enquanto os veículos elétricos têm uma alíquota de 5%.
O Ministro da União para Estradas, Transportes e Rodovias (MoRTH) da Índia, Nitin Gadkari, disse que acredita que o país será em breve o primeiro centro mundial de fabricação de veículos elétricos, etanol, metanol, biodiesel, bio-GNL, bio-GNC e outros veículos movidos a combustíveis alternativos.
“O etanol é uma das melhores opções para alcançar a autossuficiência energética e reduzir as emissões de carbono”, disse Vikram Gulati, chefe do país e vice-presidente executivo da Toyota Kirloskar Motor (TKM).
Vijay Nirani, MD da TruAlt Bioenergy, o maior produtor de etanol da Índia, disse que no centro da jornada de energia sustentável da Índia está a notável contribuição da indústria de açúcar e biocombustíveis, que desempenha um papel fundamental no programa de mistura de etanol.