Destaque
Tracan comemora 20 anos de bom relacionamento e preocupação com o produtor rural
Transparência, responsabilidade, compromisso com a inovação e preocupação com o desenvolvimento do produtor rural. Estes são os pilares que fizeram da Tracan, que em 2019 comemora 20 anos de trajetória, uma das concessionárias mais relevantes da marca Case IH do mundo.
Eleita por 10 anos consecutivos a concessionária que mais vende colhedoras de cana Case IH no mundo, a Tracan cresceu ao longo dos últimos anos e hoje conta com 10 unidades espalhadas pelo interior de São Paulo e Minas Gerais, empregando mais de 500 colaboradores.
Tudo isso nasceu de um sonho de Artur Monassi, o fundador da Tracan, um homem de veia empreendedora, mas que sempre teve como principal característica o bom relacionamento com seus clientes (que muitas vezes se tornam grandes amigos) procurando entender e atender as necessidades individuais de cada um. Este bom relacionamento, inclusive, tornou-se uma marca da Tracan ao longo destes 20 anos.
“O relacionamento com os clientes é levado tão a sério que até mesmo o desenvolvimento de novos produtos na empresa conta com a participação deles. Trabalhamos muito junto aos clientes, então todos os nossos produtos são desenvolvidos em parceria com eles. São os engenheiros e nossos clientes fazendo equipamentos adequados à cana-de-açúcar e hoje a palavra-chave do negócio é reduzir custos e estamos no caminho certo”, diz Artur Monassi.
A parceria pelo lado dos clientes também é fundamental. “A Tracan é o nosso principal parceiro porque é quem hoje providencia e nos ajuda nas soluções para a organização de todas as nossas operações”, conta Paulo Araujo Rodrigues, produtor do Condomínio Agrícola Santa Izabel.
Tracan nasce do sonho de um empreendedor apaixonado por máquinas
Tudo começou muito cedo para o Artur. Com apenas 11 anos, ele trabalhava como entregador de cobranças e levava a função bastante a sério. O primo, Marcos Antônio Mapelli, que possibilitou o primeiro emprego, disse que o menino já se mostrava muito responsável.
“O contratei não pelo relacionamento de primos, mas pela pessoa que ele já apresentava desde pequeno ser, uma pessoa íntegra, honesta, dedicada e comprometida com os resultados”, comenta.
Alguns anos depois, aos 16 anos, Artur iniciou sua trajetória no setor ao qual se dedicaria pelas próximas décadas – uma oficina e revenda de autopeças. De empacotador, em pouco tempo foi promovido a vendedor e antes mesmo de completar 19 anos já era gerente comercial.
Em entrevista concedida à RPAnews em 2016, Artur contou que em 1987, aos 21 anos, decidiu abrir, junto com o amigo José de Freitas Sampaio Neto, a RiberCardans, empresa prestadora de serviços voltada a área de peças, freios e cardan para caminhões e tratores.
“Foi ali que a minha trajetória começou dentro do universo de máquinas agrícolas. Na época, tínhamos uma concorrência muito grande nesta área de peças e caminhões. Então decidimos desenvolver um sistema de freio para tratores e, logo depois, cabines para tratores, que na época quase não vinham de fábrica com cabines. Pensando nas operações em cana-de-açúcar, desenvolvemos o chamado Cabipartis, o que nos aproximou ainda mais das grandes montadoras”, disse em entrevista à RPAnews.
O novo equipamento levou a equipe da RIBERCARDANS a se aproximar das montadoras e foi assim que surgiu o contato com a Case IH. A empresa começou a adequar os tratores importados para operação em cana-de-açúcar e isso fez crescer o relacionamento com a montadora. Em 1997, veio o convite para ser concessionário para a região de Uberlândia no Triângulo Mineiro, nascendo assim a RIBERMINAS.
“Na região de Uberlândia, no triângulo mineiro, tivemos um tremendo sucesso. Dois anos depois, em 1999, nos ofertaram as regiões de São Paulo, mais precisamente com a Alta Mogiana sendo a matriz em Ribeirão Preto”, relembra Artur.
Depois de algum tempo, Artur adquiriu uma empresa em Barretos, SP, onde foi aberta sua primeira filial. De Barretos, a expansão seguiu para Araçatuba e, em 2007, a empresa, chamada Riberminas, também concessionária Case, foi aberta em Uberlândia. Ainda em 2007, uma reorganização societária fez com que todas as empresas concessionárias da marca Case virassem Tracan.
O maior desafio durante esta grande empreitada foi, no momento de inauguração da Tracan em Ribeirão Preto, no qual o plano real surgiu e com ele a supervalorização da moeda, o que trouxe sérias consequências para os produtos que eram importados e vendidos de acordo com o câmbio, sempre cotado em dólar.
“Foi um momento de grandes dificuldades. O produto era muito bom, tínhamos muita força de vontade e nos dedicamos bastante para fazer dar certo. A montadora teve uma enorme flexibilidade para compreender a situação dos clientes naquela ocasião. Isso fez com que os próprios clientes vissem que a marca teria um futuro muito promissor no Brasil. Sempre acreditei muito nas Case. Ela não é só uma fabricante de renome no cenário mundial, como também se preocupa em atender uma diversidade enorme de culturas, então isso faz da Case uma marca com um poderio muito grande e com oportunidades enormes dentro do agronegócio brasileiro”, destaca Artur em entrevista concedida para a RPAnews.
Inclusive, por conta da posição geográfica em que a Tracan e suas filiais se encontram, também foi possível aproveitar e oferecer produtos e serviços para todas as culturas, tornando o negócio mais diversificado e criando mais oportunidades.
“A Tracan teve e tem uma importância vital para o desenvolvimento da marca Case no Brasil. “Tenho orgulho de ter acompanhado e testemunhado o início e fico orgulhoso de ver a amplitude que hoje a Tracan atingiu, não só no segmento de cana, mas também no café e grãos”, comenta o diretor de Treinamento da Case IH, José Roberto Camargo
Todo este sucesso como concessionário se dá pelo amplo conhecimento de Artur em máquinas agrícolas, conhecimento este, desenvolvido por meio das experiências que a vida lhe proporcionou. Seu pai foi mecânico e, desde criança, Artur o acompanhava nas usinas onde ele dava assistências técnicas. Quando se tornou adolescente, o destino acabou o levando a trabalhar em uma empresa de autopeças, onde a cultura da cana-de-açúcar era muito forte.
“Muito além de obter conhecimento, construí bons relacionamentos. E diria que um dos pilares para que chegássemos aonde chegamos, foi o relacionamento e os amigos que construí ao longo da minha carreira até hoje. Acho que um dos maiores valores do homem está nas amizades que ele constrói. Sem deixar, é claro, de ter honestidade no seu negócio”, diz Artur Monassi.
Paolo Rivolo, diretor Comercial Case IH, Artur é o conceito do concessionário que a gente deveria ter no Brasil. “Ele é um cara muito bem capitalizado e que conseguiu desenvolver uma empresa que abrange praticamente todos os nossos produtos, é o líder neste negócio no Brasil e uma referência inclusive em nível mundial.”
Apostando em novos mercados
Muito além de apenas abrir filiais da Tracan em outras cidades, Artur foi mais longe. Com o objetivo de oferecer aos clientes um sistema completo para mecanização da cana-de-açúcar, ele iniciou um projeto próprio de plantadora de cana picada e, em 2007, criou a TMA, uma indústria nascida sob os pilares de inovação, robustez e alto desempenho.
Alguns anos depois, em 2011, fundou a ATX, empresa do grupo dedicada a comércio e importação de pneus, rodas e câmeras de ar. Em 2014, o grupo Tracan cresceu ainda mais com a compra da marca DRIA, aumentando assim o portfólio de produtos e das cadeias produtivas atendidas. Em 2018, trouxe para o grupo a distribuição da FPT – uma das maiores empresas do mundo na construção de motores e geradores de energia.
“Artur consegue enxergar negócios que vão se transformar com altíssimo valor agregado no futuro e muito mais do que essa questão da visão, ele consegue empreender, ou seja, o Artur tem uma capacidade empreendedora muito grande”, diz o sócio Dario Sodré.
Por trás de um homem de sucesso tem sempre novos sonhos. E é assim que Artur segue a vida. Ele disse à RPAnews que tem sempre novos planos e sonhos a serem realizados. “Você nunca realiza seus sonhos se você tem em mente sempre fazer coisas novas, seus sonhos vão se realizando todos os dias, então eu posso dizer que Deus vai continuar me dando sabedoria para continuar desenvolvendo meus sonhos”, confessa Artur.
CONFIRA A HISTÓRIA DE ARTUR MONASSI, O MENINO SONHADOR
Cadastre-se e receba nossa newsletter