Home Últimas Notícias UFPR lança projeto de Centro de Referência em Cana-de-Açúcar e Cachaça em Jandaia do Sul
Últimas Notícias

UFPR lança projeto de Centro de Referência em Cana-de-Açúcar e Cachaça em Jandaia do Sul

Compartilhar

O Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul apresentou, no último dia 31 de julho, o projeto do Centro de Referência em Cana-de-Açúcar e Cachaça do Paraná (CRCAC-UFPR). A divulgação ocorreu durante reunião na Prefeitura Municipal, que reuniu o prefeito Ditão Pupio e representantes das principais cachaçarias da região.

Marcas renomadas como Missiato, Companheira, Moretti, Arte Real e Princesa do Ivaí, reconhecidas nacionalmente pela qualidade e importância para a consolidação de Jandaia do Sul como a Capital Paranaense da Cachaça, participaram do encontro. Esses produtores integram um ecossistema produtivo em expansão, agora fortalecido pela parceria entre universidade, setor produtivo e governo local.

O projeto da UFPR prevê a criação de um centro dedicado à pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico para toda a cadeia produtiva da cachaça, contemplando tanto a produção artesanal quanto industrial. Entre as ações previstas estão a instalação de laboratórios de análise química, uma planta industrial piloto e iniciativas para aprimorar a qualidade da cana-de-açúcar e os processos produtivos.

“O Paraná ainda não possui um centro estruturado voltado exclusivamente para a cachaça. Este projeto vem para preencher essa lacuna, aplicando ciência e tecnologia em parceria com quem já atua no mercado”, afirmou o professor Eduardo Meurer, coordenador do projeto. “Nossa meta é trabalhar em conjunto com produtores e poder público para transformar conhecimento em desenvolvimento efetivo.”

O lançamento do CRCAC-UFPR marca o início de uma colaboração estratégica com foco na qualificação dos processos produtivos, aumento da competitividade e valorização da identidade regional do Vale do Ivaí. A iniciativa também busca atrair investimentos, gerar empregos e promover o crescimento sustentável do setor.

Para o prefeito Ditão Pupio, o projeto representa um marco para o município. “Estamos escrevendo um novo capítulo em Jandaia do Sul. A presença da UFPR ao lado dos nossos produtores coloca a cidade em destaque no Paraná e no Brasil”, destacou.

Com essa iniciativa, a UFPR reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional, integrando ciência, inovação e tradição para impulsionar a economia do interior do estado.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge antigo almoxarifado da usina Vale do Rosário, da Raízen

Fogo consumiu o imóvel durante a madrugada em Morro Agudo; não houve...

Últimas Notícias

Renováveis podem superar 80% da matriz brasileira, projeta Plano Nacional de Energia 2055

PNE também aponta que a demanda por energia elétrica crescerá mais de...

Últimas Notícias

Adecoagro assina contrato para venda da Usina Monte Alegre

A Adecoagro assinou contrato para a venda da Usina Monte Alegre, em...

Últimas Notícias

Vendas de etanol somam 2,06 bilhões de litros em agosto, maior volume desde dezembro de 2019

As vendas de etanol hidratado pelas distribuidoras no Brasil somaram 2,06 bilhões...