Conecte-se conosco
 

Bioenergia

Unica diz reconhecer esforços do governo para preservação do meio ambiente

Publicado

em

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) se pronunciou mais uma vez em relação aos últimos acontecimentos ambientais, sobretudo na Amazônia. Em carta do presidente da entidade, Evandro Gussi, a entidade relatou que a produção agropecuária brasileira tem se tornado, dia após dia, um símbolo de sustentabilidade.

Leia também: cresce o número de trabalhadores no agronegócio

“Em nosso caso, de modo especial, contribuímos com a redução das emissões, produzindo etanol e bioeletricidade, fontes energéticas limpas e renováveis, que transformaram a qualidade do ar das cidades brasileiras e contribuíram para termos a mais limpa matriz energética do mundo.”

Gussi continua dizendo que, além de eliminar a queima da palha para a colheita da cana, hoje mecanizada, o setor sucroenergético promoveu um dos maiores programas de recuperação de vegetação nativa – o Etanol mais verde.

“Por tudo isso, somos, entres as maiores nações, o único país que caminha a passos largos para o cumprimento das metas do acordo de Paris e, com o Renovabio, iremos ainda mais longe.”

Ainda que toda a cana produzida esteja muito distante da Amazônia (90% no Centro-Sul), ele conta que a entidade  tem assistido aos eventos e à repercussão do desmatamento e das queimadas no norte do país com a atenção devida.

“Isso porque que a impressionante cobertura vegetal nativa brasileira (superior a 60%) é um dos mais importantes ativos nacionais e modelo para os países castigados pela devastação de seus próprios recursos naturais.”

Unica demonstra apoio ao governo Bolsonaro 

De acordo com ele, é possível reconhecer o compromisso e o esforço do governo brasileiro para coibir atos criminosos, bem como para punir aqueles que depreciam o patrimônio ambiental e imagem do País.

“Rechaçamos, por outro lado, todas as tentativas de imputar ao governo federal inércia e condescendência com tais práticas criminosas. Somos testemunhas de que não se tem medido esforços para que esses problemas cessem”, acrescenta.

Ricardo Salles também é assunto

“Quanto ao Ministro Ricardo Salles, conhecemos bem seu inequívoco compromisso com a preservação de nossas riquezas naturais. Ricardo Salles foi Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, estado com 50% da produção nacional de cana-de-açúcar. Foi ainda conhecido e reconhecido por seu rigor na aplicação das leis ambientais, praticamente eliminando os lixões que infestavam o estado. E contribuindo para um dos maiores processos de recuperação de vegetação nativa do mundo.”

Gussi opina que noo momento atual, como Ministro do Meio Ambiente, Salles tem capacidade e coragem para enfrentar tais desafios. “A UNICA entende que precisamos de um amplo consenso nacional, somente ele fará com que eliminemos os problemas reais e também as falsas acusações que nada têm de inocentes.”

Para finalizar o presidente da Unica salienta que a entidade está colaborando ao máximo com as autoridades e os demais atores da iniciativa privada para que o Brasil continue sendo sinônimo de produtividade.

“Além disso, queremos evidenciar ainda mais a proteção ambiental. E que o setor seja defendido de acusações falsas, elaboradas, o que é pior, por aqueles que têm lições domésticas importantíssimas a fazer”, finaliza.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade