Home Últimas Notícias UNICA e Bioenergia Brasil reagem a tarifas dos EUA e defendem protagonismo do etanol brasileiro
Últimas Notícias

UNICA e Bioenergia Brasil reagem a tarifas dos EUA e defendem protagonismo do etanol brasileiro

Compartilhar

Diante da decisão dos Estados Unidos de impor tarifas a produtos brasileiros, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e a Bioenergia Brasil divulgaram uma nota pública na qual reafirmam a confiança na atuação do governo federal na defesa dos interesses estratégicos do país, especialmente no campo dos biocombustíveis.

“O Brasil é referência global em mobilidade de baixo carbono”, afirmam as entidades. Programas como o RenovaBio, o Combustível do Futuro e o Mover são citados como exemplos da coerência entre a política energética nacional e os compromissos assumidos em fóruns multilaterais, como o Acordo de Paris. “A escolha do país como sede da COP30 reforça esse protagonismo.”

As entidades também destacam o papel do etanol brasileiro como solução ambiental e econômica: “O etanol brasileiro, de baixa intensidade de carbono e em conformidade com critérios robustos e auditáveis de sustentabilidade, é uma das soluções mais eficazes e acessíveis para a descarbonização dos transportes.”

Além dos benefícios ambientais, a nota reforça a importância social e econômica do setor sucroenergético. “O setor gera empregos, renda e desenvolvimento regional em mais de mil municípios, sendo peça-chave na transição energética e na economia verde brasileira.” Para a UNICA e a Bioenergia Brasil, essa relevância “deve ser reconhecida e preservada”.

Por fim, as entidades reafirmam sua confiança na condução do governo federal. “Acreditamos que o governo brasileiro seguirá conduzindo este processo com equilíbrio e estratégia.” E concluem: “O comércio entre Brasil e Estados Unidos tem longa trajetória de cooperação mútua, e o etanol é exemplo claro de como uma agenda conjunta pode gerar benefícios para as economias, as populações e o clima global.”

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

CerradinhoBio registra crescimento operacional e avança em investimentos no primeiro trimestre da safra 2026/2027

A Cerradinho Bioenergia (CerradinhoBio) processou 1,937 milhão de toneladas de cana-de-açúcar no...

Últimas Notícias

Arrendamento ou parceria rural? Erros na declaração podem gerar multas para proprietários e produtores

Declaração incorreta de contratos rurais pode atingir tanto quem cede a terra...

Últimas Notícias

Após quebra de safra, CMAA terá recuperação mais lenta e alavancagem acima de 3,5x, projeta S&P

A S&P National Ratings rebaixou, em relatório publicado em 3 de junho,...

Últimas Notícias

Açúcar alcança maior nível em um ano, acima de 17 cents por libra-peso, e depois recua

Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE atingiram a maior...