Home Últimas Notícias UNICA participa de encontro internacional na Coreia de Sul para fortalecer agenda de biocombustíveis
Últimas Notícias

UNICA participa de encontro internacional na Coreia de Sul para fortalecer agenda de biocombustíveis

Compartilhar

Evento reunirá líderes globais para discutir soluções e políticas de transição energética

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) participará, entre 25 e 27 de agosto, de um dos principais fóruns internacionais voltados à transição energética. O encontro, que em sua 16ª edição será realizado em Busan, na Coreia do Sul, reunirá líderes governamentais, empresariais e acadêmicos de todo o mundo para debater soluções e políticas voltadas à descarbonização, inovação tecnológica e cooperação internacional. Em 2024, o Brasil sediou esse encontro em Foz do Iguaçu, no Paraná, no contexto da presidência brasileira no G20.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a ação da UNICA visa contribuir com o avanço das discussões de Foz do Iguaçu, à época realizada sob liderança do Ministério de Minas e Energia. Na ocasião, 28 países e a União Europeia assinaram um Chamado à Ação para Soluções de Sistemas de Energia, comprometendo-se a acelerar a transição para energias renováveis e eficiência energética até 2030 de forma limpa, sustentável e inclusiva. O documento subsidiou discussões do G20 sobre transições energéticas, com foco em inovação e desenvolvimento de biocombustíveis e combustíveis sustentáveis.

“Desta vez, nossa expectativa é que os debates na Coreia do Sul contribuam para fortalecer a agenda de biocombustíveis na COP30, por isso a participação brasileira nesse evento é estratégica”, afirma o presidente da UNICA, Evandro Gussi. “O Brasil é hoje uma referência mundial em energia limpa, vamos mostrar resultados concretos, defender regras internacionais justas e abrir caminhos para que o modelo brasileiro inspire outras regiões na transição energética”, completa.

A presença da Brasil no encontro reforça o compromisso do governo e do setor bioenergético com a inovação, a sustentabilidade e a construção de padrões internacionais harmonizados para cálculos de emissões de carbono, considerados essenciais para ampliar a competitividade dos biocombustíveis nos mercados globais.

Coreia do Sul

O encontro em Busan reúne as comunidades da 16ª Clean Energy Ministerial (CEM16) e da 10ª Mission Innovation (MI-10). Atualmente, os países-membros do CEM representam 90% da capacidade instalada de geração de energia limpa, 80% dos investimentos globais em energia limpa e a maioria da pesquisa e desenvolvimento públicos em tecnologias de renováveis. O Brasil é membro desde a fundação da iniciativa, em 2010.

Na Coreia do Sul, o evento será realizado em paralelo à Reunião Ministerial de Energia da APEC e à World Climate Industry Expo 2025, criando um ambiente para fortalecer a cooperação internacional, promover parcerias público-privadas e acelerar a transição global para fontes de energia sustentáveis.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

GAFFFF 2026 debate políticas agrícolas e segurança alimentar com participação de Roberto Rodrigues

Painel reunirá lideranças do agronegócio para discutir o papel das políticas públicas...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar: preços avançam e voltam a operar acima dos R$ 100/sc

As cotações do açúcar cristal branco seguem em alta no mercado à...

Últimas Notícias

Cerradinho planeja duto de 37,5 km para levar etanol de Goiás a Mato Grosso do Sul

A Cerradinho Logística quer construir um duto de 37,5 quilômetros para bombear...

Últimas Notícias

Etanol cai pela quinta semana seguida em São Paulo, mas pressão perde força

Menor oferta no spot e maior firmeza dos vendedores limitaram recuo do...