Últimas Notícias
Unidade indiana da Suzuki revela conceito de SUV elétrico, com lançamento previsto para 2025
A unidade indiana da Suzuki Motor Corp (7269.T) apresentou um conceito de veículo utilitário esportivo elétrico (SUV) no show automotivo bienal da Índia na quarta-feira, com o presidente da montadora japonesa dizendo que o carro seria lançado em 2025.
“Estou muito feliz em apresentar o eVX, um SUV conceito de nosso primeiro EV estratégico global (veículo elétrico). Planejamos trazê-lo ao mercado até 2025”, disse o presidente da Suzuki Motor, Toshihiro Suzuki, falando em um evento automotivo no arredores da capital, Nova Deli.
O veículo de tamanho médio, conhecido como ‘eVX’, será alimentado por uma bateria de 60 kWh, oferecendo até 550 quilômetros de autonomia, de acordo com a Maruti Suzuki India (MRTI.NS).
A Suzuki Motor disse que gastará mais de US$ 1,3 bilhão em seu impulso de eletrificação na Índia, incluindo uma fábrica de baterias para veículos elétricos a partir de 2026, tornando-se um de seus maiores investimentos em baterias e veículos elétricos globalmente.
A Maruti enfrenta uma concorrência crescente de rivais à medida que os compradores mudam para carros maiores, como SUVs, e os reguladores exigem carros mais seguros e ecológicos, aumentando os custos. Isso empurrou sua participação de mercado para menos de 43%, ante mais de 50% em 2019.
A eletrificação também é vista como um desafio para a montadora que deseja que Nova Délhi incentive todas as tecnologias mais limpas, incluindo híbridas e etanol, e não apenas veículos elétricos.
“Acreditamos que a implantação de várias tecnologias… ajudará a atingir a meta nacional de reduzir as emissões e o consumo de petróleo”, disse Hisashi Takeuchi, diretor administrativo da Maruti Suzuki Índia.
A Índia está pressionando as montadoras a fabricar mais carros elétricos, oferecendo às empresas bilhões de dólares em incentivos com uma meta elevada de uma participação de mercado de 30% para carros elétricos até 2030. Atualmente, os carros elétricos representam menos de 1% do total de vendas de carros na Índia .
Cadastre-se e receba nossa newsletter