Home Últimas Notícias Usina Caeté encerra safra 2024/25 com alta de 3,9% na produção de açúcar
Últimas Notícias

Usina Caeté encerra safra 2024/25 com alta de 3,9% na produção de açúcar

Usina Caeté - Divulgação Caeté
Compartilhar

A safra 2024/25 da usina Caeté foi encerrada no final da tarde desta quarta-feira, 26. A ocasião foi marcada pelo tradicional desfile de equipamentos do campo até a indústria, que reuniu colaboradores no pátio da unidade. Segundo o superintendente agroindustrial Mário Sérgio Matias, a safra 2024/25 foi caracterizada, inicialmente, por uma grande expectativa de moagem, mas foi “frustrada” por uma seca extrema, com déficit de 297 mm no período de crescimento da cana, “impactando em 12% de redução no volume de cana própria e 30% no volume de fornecedores”.

Ele assinalou ainda que, “em compensação, houve uma melhora expressiva na qualidade da matéria-prima em 7% a mais em quilos de ATR [açúcar total recuperável] por tonelada, refletindo na diminuição do impacto no produto final em açúcar e etanol”.

Matias resume o impacto do cenário climático crítico, traçando um paralelo com a performance da safra anterior: “Podemos constatar que o resultado agroindustrial foi de leve perda e de ascensão de alguns indicadores, demonstrando que os investimentos realizados, tanto do parque fabril como no setor agrícola, vêm surtindo efeito na performance agroindustrial”.

De acordo com ele, o volume de cana própria da Caeté apresentou uma queda de 5%, enquanto a dos fornecedores teve retração de 18%, resultando em uma diminuição de 10% na moagem total. “Conseguimos alcançar a mesma produtividade de 72 t/ha, com a melhora na qualidade da matéria-prima em 10 kg/t ante a safra passada, refletindo em 7% mais ATR por hectare”, detalha Matias.

O superintendente agroindustrial enfatiza a produção de, aproximadamente, 3,5 milhões de sacas de açúcar, representando alta de 3,9% na comparação com 2023/24. Já a fabricação de etanol alcançou 35,76 milhões de litros (com uma parcela ainda aguardando destilação), uma redução de 27,7% em relação à safra passada. Segundo Matias, a queda do etanol se deve à priorização da produção de açúcar.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...