Conecte-se conosco
 

Destaque

Usina Coruripe é reconhecida por sua Segurança no Trabalho

Publicado

em

Usina Coruripe foi a vencedora regional das Américas na categoria “Inovação em Segurança”

O programa “Zero Acidente Sempre” foi desenvolvido pela Coruripe em 2013, com o objetivo de traçar as melhores estratégias para reduzir o número de acidentes na empresa.

A Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no país, foi reconhecia por um dos prêmios mais importantes do mundo nas áreas de segurança, sustentabilidade e gestão de operações, o “DuPont Safety & Sustainability”.

A Coruripe foi vencedora regional das Américas na categoria “Inovação em Segurança”, pelo case “Segurança como valor para transformar a cultura corporativa”, que apresentou a evolução do programa Zero Acidente Sempre.

A premiação internacional, realizada no dia 4 de março, reconhece as melhores práticas de empresas que priorizam a segurança dos seus colaboradores.

Lançado em 2002, o prêmio DuPont Safety & Sustainability é bienal e atrai projetos de indústrias de diversos países, entre eles França, Alemanha, Itália, Cazaquistão, Arábia Saudita, Turquia e Emirados Árabes Unidos. É considerado benchmark da indústria e amplamente reconhecido para “operações limpas, verdes e enxutas”.

Em sua 14ª edição, o prêmio reconhece empresas que foram inovadoras em sua abordagem para salvar vidas, proteger o meio ambiente e melhorar as operações. Além disso, a premiação posiciona as companhias vencedoras na liderança de ações relacionadas a segurança, sustentabilidade e gestão de operações, além de servir de inspiração para outras empresas.

Programa Zero Acidente Sempre

O programa “Zero Acidente Sempre” foi desenvolvido pela Coruripe em 2013, com o objetivo de traçar as melhores estratégias para reduzir o número de acidentes na empresa.

Com a iniciativa, a Coruripe realizou um amplo trabalho para mudança comportamental dos colaboradores, buscando promover atitudes seguras e preparando as lideranças para ajudar as equipes.

Leia também: Produtores da Socicana com práticas sustentáveis contam com linha de crédito com juros mais baratos

Com o programa,  a Coruripe reduziu o número de acidentes com afastamento em 95%, passando de 409 por ano (em 2012) para 20 (em 2020).

“É com muita satisfação que recebemos essa premiação da DuPont, que confirma nossas ações direcionadas à segurança dos nossos colaboradores. Temos o compromisso com a saúde e bem-estar daqueles que trabalham conosco e esse valor está presente em nossa atuação no mercado”, afirma o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

Segundo ele, desde 2013, foram desenvolvidas iniciativas de treinamento, aperfeiçoamento profissional e comunicação para o fortalecimento do Zero Acidente Sempre.

“Com a redução no número de acidentes, além do bem-estar das pessoas, que é nosso principal objetivo, aumentamos nossa produtividade e reduzimos despesas, registrando uma economia de R$ 35 milhões”, complementa.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading