Home Últimas Notícias Usina CRV Industrial mineira intensifica ações de prevenção e combate a incêndios
Últimas Notícias

Usina CRV Industrial mineira intensifica ações de prevenção e combate a incêndios

A usina investiu em equipamentos, treinamentos e ações de conscientização para proteger lavouras, colaboradores e comunidades vizinhas.
Compartilhar

Usina de Capinópolis investe em tecnologia, capacitação de brigadistas e integração comunitária para reduzir riscos

 Com a estiagem prevista para se estender até setembro e a baixa umidade do ar favorecendo a propagação das chamas, a CRV Industrial de Capinópolis (MG) reforçou seu plano de prevenção e combate a incêndios. A empresa, que atua no setor sucroenergético, investe em equipamentos, treinamentos e ações de conscientização para proteger lavouras, colaboradores e comunidades vizinhas.

Entre as medidas, a empresa conta com cinco frentes de colheita assistidas por caminhões-pipa, quatro caminhões de brigada exclusivos e duas brigadas treinadas – florestal e industrial – com reciclagens anuais realizadas em parceria com o Corpo de Bombeiros de Ituiutaba. O monitoramento por drones e estações meteorológicas complementa o trabalho, identificando áreas de risco e emitindo alertas preventivos.

A prevenção, no entanto, não se restringe à operação agrícola. A CRV Industrial mantém um forte trabalho de integração com a comunidade e empresas vizinhas. A Gestão Integrada em Campo (GIC) realiza diálogos semanais com colaboradores e parceiros para reforçar cuidados e orientar sobre a prevenção. A usina também lidera a “Campanha Contra Incêndio Criminoso”, que inclui a fixação de mensagens educativas em veículos e rodovias próximas, além de ações de conscientização ambiental.

Além dessas iniciativas, a unidade desenvolve, em parceria com a Siamig Bioenergia (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), uma campanha nas redes sociais para ampliar o alcance das mensagens de prevenção. A ação reforça o engajamento do setor sucroenergético mineiro na luta contra os incêndios.

“Estamos em um período demasiadamente crítico no que tange a este tema. Toda ação é relevante, principalmente as campanhas que fortalecem a visão da comunidade e reforçam nosso papel de responsabilidade social. Temos buscado o envolvimento de todos, inclusive empresas vizinhas e o Corpo de Bombeiros, principalmente em treinamentos de rotina para brigadistas”, afirma o coordenador de planejamento e desenvolvimento, Iranildo Silva.

Para Lívia Reis, técnica do Departamento de Meio Ambiente da CRV Industrial, os investimentos em prevenção são plenamente justificáveis. “A experiência demonstra que ações preventivas trazem retorno significativo, evitando custos e riscos associados ao combate direto, que envolvem desgaste físico dos brigadistas, perdas econômicas e impactos ambientais”, afirma.

Com esse conjunto de ações, a CRV Industrial reforça sua posição como agente ativo na preservação ambiental e na proteção da comunidade, alinhando tecnologia, capacitação e responsabilidade socioambiental para enfrentar os desafios do período seco.

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...