Home Destaque Usina de etanol de milho recebe licença ambiental e deve iniciar obras em MT
DestaqueUsinas

Usina de etanol de milho recebe licença ambiental e deve iniciar obras em MT

Compartilhar

A empresa Maracajá Bioenergia, que pretende realizar a instalação de uma usina de etanol de milho na cidade de Matupá, a 700 km de Cuiabá, MT , recebeu ontem, 07, licença ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) de Mato Grosso para iniciar o projeto.

O projeto, na fase de construção o empreendimento, deve gerar mais de 800 empregos diretos e outros milhares de indiretos, além do investimento privado de R$ 250 milhões.

O ato da entrega da licença aconteceu no paço municipal, pelo Prefeito Municipal Fernando Zafonato com a presença do Vice-prefeito Bruno Mena, do Diretor da empresa Maracajá Bioenergia, Cleocélio Assis Moraes e dos sócios da empresa F.O. Engesan Mayse Onohara e Antônio Figueiredo Netto responsáveis pelo licenciamento ambiental do empreendimento.

A empresa Maracajá Bioenergia vai se instalar a 5 km do centro da cidade sentido Guarantã do Norte, em uma área de 400 mil metros.

A indústria vai processar por dia 750 t de milho, produzir 323 mil litros de etanol, 225 t de DDGS para alimentação animal, além da geração de 10 MWH de energia.

As tratativas para a construção da usina no município começaram no início do ano de 2020. À época, a empresa conversou com o então prefeito Valter Miotto, da intenção de se instalar no município.

De acordo com o diretor da empresa Maracajá Bioenergia, Cleocélio Assis Moraes, a licença prévia é o ponto fundamental no processo, pois garante que a Maracajá Bioenergia, desenvolva o projeto.

Para a emissão da licença, a SEMA verificou a viabilidade ambiental da indústria. A emissão da licença ocorreu após a comprovação e garantia de que a instalação da indústria de etanol de milho não causará dano ambiental.

Projeto começou em 2020

Em 2020 a Maracajá Bioenergia firmou algumas importantes parcerias para levar o projeto adiante. Além da F.O. Engesan, que auxiliou com o licenciamento ambiental, a companhia fez parceria com a americana LUCAS E3 para fornecimento da tecnologia do processo, com a BTZ Tecnologia, responsável pelo layout e pelo CAPEX, e com a Datagro para estruturação financeira.

Por Natália Cherubin

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Indústria de etanol de milho retoma expansão com R$ 23 bilhões em novos projetos

Após um período de retração, a indústria de etanol de cereais no...

DestaqueÚltimas Notícias

CerradinhoBio anuncia nova expansão da unidade de etanol de milho da Neomille

A Cerradinho Bioenergia informou que o Conselho de Administração aprovou a expansão...

DestaqueÚltimas Notícias

Produtor do Paquistão transforma canavial com ajuda da RPA Consultoria

Os canaviais de Ahmad Mujtaba Khan, produtor de cana no Paquistão, estão...

Últimas NotíciasDestaque

Mesmo com queda na sacarose, CRV Industrial mantém crescimento na produção de açúcar com inovação e eficiência

As condições climáticas adversas impactaram a safra 2025 da CRV Industrial, em...