Home Últimas Notícias Usina de MS dá início a produção de açúcar VHP
Últimas NotíciasUsinas

Usina de MS dá início a produção de açúcar VHP

Compartilhar

A usina Fátima do Sul Agro-energética fez o seu primeiro embarque de cerca de 7 mil toneladas do alimento para a Suíça

A usina Fátima do Sul Agro-energética, localizada em Fátima do Sul, próxima a Campo Grande, produtora de etanol a partir da cana-de-açúcar, deu início na produção de açúcar VHP, voltado para exportação. A usina, que opera desde 2011, possui 28.500 hectares de cana-de-açúcar na região e processou aproximadamente 2 milhões de toneladas da matéria-prima na safra 2024/25.

Com investimentos que somam R$ 130 milhões na área industrial e armazém, a usina já fez o seu primeiro embarque de cerca de 7 mil toneladas para Suíça e deve produzir cerca de 160 mil toneladas na próxima safra (2025/2026).

Para marcar início dessa nova fase da usina, o empresário e proprietário Daniel Gadotti recebeu na última sexta-feira (14/2) o Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhado pela Ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e a Senadora Soraya Thronicke. O presidente da Biosul, Amaury Pekelman, participou da recepção.

Na ocasião, o Governador inaugurou o acesso de pavimentação asfáltica até a usina, que beneficia a logística e escoamento da produção. “Uma usina que cresceu e se desenvolveu ao longo do tempo e o Estado tem se posicionado cada vez mais em segurança alimentar e transição energética. Nesses dois temas que são globais, o setor de açúcar, etanol e energia tem se atualizado e conquistado esse espaço mundo afora, seja com etanol a partir do milho, a partir da cana, da biomassa e do gás, com biometano. Parabéns às empresas de Bioenergia que tem acreditado no Estado. Nós continuaremos investimentos sem trégua em infraestrutura e competitividade”, afirmou.

Segundo o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, o setor de Bioenergia já se consolidou no Estado e a expansão da usina faz parte desse momento de investimentos do setor na diversificação de produtos. “Mesmo com um perfil de produção tradicionalmente voltado para o etanol, a diversificação de produtos no portfólio das usinas de Bioenergia é uma tendência que tem trazido mais sustentabilidade aos negócios”, explica.

“Se trata de um importante investimento para Fátima do Sul e região, que conta com a capacidade da usina na geração de empregos e desenvolvimento local, além de contribuir para que Mato Grosso do Sul permaneça no ranking nacional de produção de açúcar no país, configurando na lista de produtos com maior receita em exportação para o Estado”, destaca o presidente da entidade que representa as 22 usinas produtoras de açúcar, etanol, bioeletricidade a partir da cana e do milho em Mato Grosso do Sul. Atualmente, a Fátima do Sul Agro-energética é responsável por 1.000 empregos diretos.

Com informações da Biosul
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Estoques de açúcar no Centro-Sul caem 70% no 1º trimestre, impulsionando produção atípica

Os estoques de açúcar no Centro-Sul do Brasil ficaram, em média, cerca...

Últimas Notícias

Be8 inicia obras da planta de etanol no RS com previsão de operação para 2026

Parque fabril vai produzir biocombustível com cereais, glúten vital e farelo em...

Últimas Notícias

Etanol brasileiro para combustível de aviação fica sob ameaça de tarifas de Trump

A LanzaJet tem a ambição de se tornar a primeira fabricante comercial...

Últimas Notícias

Petróleo: preços nos EUA sobem apesar de aumento nos estoques

Os futuros de petróleo bruto dos EUA foram negociados acima dos níveis...