Home Últimas Notícias Usina Estiva detalha pagamento de valores dos CBIOs a fornecedores de cana
Últimas Notícias

Usina Estiva detalha pagamento de valores dos CBIOs a fornecedores de cana

Compartilhar

A Usina São José da Estiva, localizada em Novo Horizonte, SP,  promoveu reunião com fornecedores para apresentar informações sobre as formas de repasse dos Créditos de Descarbonização (CBIOs), aos produtores de cana-de-açúcar que aderiram ao Sistema Consecana. A reunião aconteceu na sede da NovoCana.

De acordo com a Usina, gerentes de Divisão Financeira, Nilton Andreotti e de Divisão Agrícola, Clézio Menandro e o coordenador de Gestão da Qualidade, Roberto Silva, apresentaram as informações aos presentes. “Nosso objetivo é tornar clara a forma de remuneração para alcançarmos ainda mais o engajamento de todos”, apontou Roberto Silva.

O evento contou com a presença de representantes da Estiva, da empresa AMBIUM, da NovoCana e de fornecedores e foram apresentadas as premissas do sistema Renovabio, o modelo matemático para o cálculo do repasse e as exigências da ANP – Agência Nacional de Petróleo, para a certificação das usinas com a participação dos fornecedores.

Andreotti detalhou as formas de remuneração, que podem chegar a até 60% do valor dos créditos. “A partir da safra em curso, 2023/2024, os fornecedores – Consecana, cuja área de produção de cana está inserida no escopo certificado do RenovaBio, receberão 50% do valor dos CBIOs se a área plantada fizer parte dos dados padrão, descontado os impostos e custos administrativos. Se a classificação for a de dados primários, a remuneração pode chegar a 60%”, explica Andreotti.

Rodrigo Verna, coordenador de Tecnologia da Informação, relata que a tecnologia é aliada em mais esta etapa do processo. A Usina adquiriu da empresa AMBIUM um aplicativo instalado diretamente nos celulares de cada fornecedor, dando suporte aos parceiros para que eles façam parte do processo inserindo dados de produção e consultando sua performance no módulo de pagamento.

“O aplicativo é uma extensão do sistema já existente, simples e fácil de usar! Sua adoção possibilita maior transparência e qualidade das informações para cálculo da intensidade de carbono no ciclo de vida dos biocombustíveis.”

O encontro foi considerado mais um passo importante para a distribuição de renda, através da remuneração do CBIOs, incluindo fornecedores nas metas e resultados atingidos.

Informações São José da Estiva

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Representantes do agro brasileiro fazem reunião com Governo para discutir tarifas de Trum

O Governo Federal reuniu, nesta terça-feira (15), o Comitê Interministerial de Negociação...

Últimas Notícias

Fertilizantes: Mercado segue pressionado e relação de troca com grãos e açúcar piora

O mês de julho trouxe novos desafios para os produtores rurais que...

OpiniãoDestaqueÚltimas Notícias

[Opinião] Apesar de historicamente doloroso, tem sentido o fechamento da Usina Santa Elisa pela Raízen

Imagine um negócio. Seja comércio, varejo ou indústria. Em qualquer segmento. E...