Home Destaque Usina investe em reuso da água no reaproveitamento da vinhaça
Destaque

Usina investe em reuso da água no reaproveitamento da vinhaça

Compartilhar

Iniciativa pode gerar economia e reduzir captação em rios e poços artesianos

As plantações de cana-de-açúcar ocupam extensas áreas no interior paulista. São delas que saem o álcool, o açúcar e a energia elétrica. Durante o processo industrial, além dos produtos que vão para o mercado, existe a vinhaça, um resíduo poluente e com cheiro desagradável que sobra do processamento da cana.

Se descartada de maneira incorreta, a vinhaça pode gerar danos ambientais sérios. Ela vem sendo usada cada vez mais como adubo na fertirrigação de lavouras. Em uma usina de Potirendaba (SP), o uso como fertilizante é feito há cerca de 10 anos e o esforço atual é aproveitar a água ao máximo.

Marcelo Cavali, gerente de engenharia e projetos da usina, explica que a cana tem muita água e que ela é transformada em vinhaça no final do processo. Como a indústria demanda muita água em diferentes etapas, como resfriamento e limpeza, ela é captada de rios e poços artesianos. A partir do processo de concentração da vinhaça, a água retirada é tratada e grande parte volta para a atividade industrial, reduzindo o consumo a partir de rios e poços.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Pecege projeta recuperação do ATR no Consecana-SP até o fim da safra

Preço mensal do ATR pode superar R$ 1/kg a partir de dezembro;...

DestaqueÚltimas Notícias

Copersucar processa 108 milhões de toneladas de cana e avança em biometano e bioenergia

Usinas associadas da Copersucar também e geraram 6,5 mil GWh de energia...

Últimas NotíciasDestaque

Produtores de cana de PE ameaçam suspender fornecimento com preço abaixo do custo

Canavieiros apontam remuneração de R$ 139,27 por tonelada diante de custo total...

Últimas NotíciasDestaquePopular

Setor deve entrar na safra 2027/28 ainda sob pressão, avalia RPA

A safra 2026/27 deve entregar maior volume de cana no Centro-Sul, mas...