Home Últimas Notícias Usina Itajobi tem inscrição estadual cassada em São Paulo
Últimas Notícias

Usina Itajobi tem inscrição estadual cassada em São Paulo

Compartilhar

Medida impede estabelecimento de realizar operações relativas ao ICMS; empresa também é alvo da Operação Crédito Oculto

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo determinou a cassação da eficácia da inscrição estadual da Usina Itajobi Ltda. – Açúcar e Álcool, localizada em Marapoama (SP). A medida consta de comunicado da Delegacia Tributária de São José do Rio Preto e decorre de decisão proferida no Processo Administrativo Eletrônico SEI nº 017.00048085/2026-20.

Com a cassação, o estabelecimento passa a ser considerado não inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS e fica inabilitado para a prática de operações relativas ao imposto. A decisão produz efeitos a partir da publicação do ato no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Segundo o comunicado, a medida foi fundamentada nos incisos II, IV, VIII e XIII do artigo 13 da Portaria CAT nº 02/2011. O documento não detalha, porém, os fatos específicos que levaram à aplicação da penalidade.

A empresa poderá recorrer da decisão uma única vez, sem efeito suspensivo, no prazo de 30 dias contados da publicação. O recurso deverá ser dirigido ao Diretor Geral Executivo da Administração Tributária.

Usina é investigada na Operação Crédito Oculto

A cassação ocorre dias depois de a Usina Itajobi ter sido alvo da Operação Crédito Oculto, terceira fase da Carbono Oculto, deflagrada em 24 de setembro.

Segundo reportagem do Metrópoles, com base na decisão judicial que autorizou a operação, a usina teria sido adquirida, a partir de 2023, por um grupo liderado por Mohamad Hussein Mourad, conhecido como “Primo”. O empresário está foragido e é apontado nas investigações como um dos envolvidos no esquema apurado pela operação.

De acordo com as informações divulgadas pelo veículo, a investigação apura o uso de estruturas empresariais e financeiras para ocultação patrimonial e movimentação de recursos.

Ainda segundo o Metrópoles, Mourad teria se apresentado como “João” na região de Catanduva, onde está localizado o parque industrial, e seria apontado como o real controlador da usina.

As apurações seguem em andamento e não representam conclusão definitiva sobre responsabilidade criminal.

Natália Cherubin, com informações do Metrópoles

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP orienta usinas e cooperativas sobre emissão de CBios no RenovaBio

Comunicado estabelece procedimentos para indicação de escrituradores na Plataforma CBio por produtores...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal registra maior valorização em cinco semanas no mercado paulista

Menor oferta no Centro-Sul, devido às chuvas, e alta dos preços internacionais...

Últimas NotíciasMercado

Preços do etanol seguem firmes em São Paulo, mesmo com redução nas vendas

Segundo o Cepea, oferta restrita pelas chuvas sustenta as cotações, enquanto condições...

DestaqueAgrícolaPopularÚltimas Notícias

Síndrome da Murcha da Cana-de-açúcar segue como ameaça constante aos canaviais

Manejo preventivo com biológicos contribui para um controle eficiente e sustentável. Historicamente,...