Home Últimas Notícias Usina Rubi S.A. dobra exportação de energia atingindo 30 mil MWh por ano
Últimas NotíciasDestaque

Usina Rubi S.A. dobra exportação de energia atingindo 30 mil MWh por ano

Usina
Unidade da Rubi S.A., em Rubiataba (GO), que dobrou sua exportação anual de energia renovável e se consolida como referência na geração a partir da biomassa da cana-de-açúcar. (Foto: Divulgação)
Compartilhar

O volume gerado por hora pela usina é suficiente para abastecer mais de 24 mil residências.

A usina Rubi S.A de Rubiataba, em Goiás, dobrou sua expectativa anual de exportação de energia, passando de 15 mil para 30 mil megawatts-hora (MWh). O volume gerado por hora é suficiente para abastecer mais de 24 mil residências. O avanço posiciona a empresa como um dos principais polos de geração de energia renovável da região Norte goiano e reforça seu papel na transição energética nacional.

O salto de produção tornou-se possível após a usina receber autorização oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a operação comercial da sua Unidade Geradora 3 (UG3), com potência instalada de 30 MW. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 5 de maio de 2025, por meio do Despacho nº 1.317, emitido pela Superintendência de Fiscalização Técnica da Aneel. A Rubi S.A. também finalizou toda a documentação necessária com a Equatorial Energia, distribuidora responsável pela região, o que garantiu a ampliação da capacidade de exportação de energia elétrica de 5 para 10 MW/hora.

Atualmente, dos 40 MW instalados na usina, 11 MWh são utilizados internamente para operação industrial, 2 MWh são destinados à fertirrigação eletrificada e até 10 MWh estão sendo exportados. Além disso, a usina ainda possui um potencial de expansão de mais 17 MWh, a serem incorporados com investimentos futuros em modernização de caldeiras e motores elétricos.

A energia gerada é proveniente da biomassa da cana-de-açúcar, por meio da queima do bagaço in natura resultante da moagem. Segundo o gerente industrial da usina, Ricardo Andrade, esse processo, totalmente sustentável, utiliza caldeiras para transformar o vapor d’água em energia térmica que movimenta turbo geradores. O sistema evidencia o potencial do setor sucroenergético na geração de energia limpa, com baixo impacto ambiental.

“A autorização é um marco para a Usina Rubi e para o município de Rubiataba. Estamos exportando o dobro de energia que poderia abastecer toda a cidade. Isso reforça nosso papel como referência em energia renovável”, destaca.

Com a expansão, a Rubi S.A. fortalece sua atuação no setor energético, gera impacto positivo no desenvolvimento regional e contribui para a descarbonização da matriz elétrica brasileira.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...