Home Últimas Notícias Usina Santa Adélia terá conexão entre unidades industriais e fazendas com 4G
Últimas Notícias

Usina Santa Adélia terá conexão entre unidades industriais e fazendas com 4G

Usina Santa adélia
Crédito: Divulgação/Santa Adelia
Compartilhar

A Usina Santa Adélia, uma das principais agroindústrias do setor sucroenergético do interior de São Paulo, começa seu processo de transformação digital. Associada à Coopersucar, maior exportadora de açúcar e etanol do Brasil, a companhia conectará suas unidades processadoras e fazendas em Jaboticabal e Pereira Barreto com o 4G da operadora TIM, incluindo todos os processos que envolvem o ciclo da cana-de-açúcar e beneficiando uma área produtiva de cerca de 60 mil hectares.

Ao todo, cerca de 280 mil pessoas serão beneficiadas em sete cidades: Taquaritinga, Guariba, Monte Alto, Sud Menucci, Ilha Solteira, Itapura, Suzanápolis e, ainda, no distrito de Entre Rios (Itapura), em São Paulo.

O acordo inclui estabelecer uma rede de projetos voltados para IoT, pensando no acompanhamento, em tempo real, dos processos no campo, e encurtando distâncias entre a produção e o centro de controle. Além disso, a parceria prevê o desenvolvimento de uma plataforma digital focada no agronegócio e que irá coletar e correlacionar informações internas e externas da indústria, entregando recomendações, avisos e alertas.

“Por meio da conectividade aproveitaremos todo potencial dos equipamentos e das tecnologias embarcadas nos mesmos, na melhoria dos resultados operacionais e agronômicos advindos da nova gestão propiciada por ela.”, Cássio Manin Paggiaro, diretor Agrícola da Usina Santa Adélia.

“Apoiar o crescimento exponencial do agronegócio, capacitar o setor e permitir uma performance ainda melhor no campo é uma das missões da TIM, dentro da estratégia do projeto 4G TIM no Campo. Estamos muito felizes em ter a Usina Santa Adélia entre nossos clientes, e poder participar do processo da transformação digital de todas suas operações agrícolas e industriais por meio da conectividade 4G, na qual somos líderes no mercado”, afirma Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil.

A infraestrutura contará com a instalação de cinco novas antenas nas regiões de atuação da usina e a readequação de outras já ativas nas proximidades de Jaboticabal e Pereira Barreto. O projeto de conexão utilizará a rede 4G de 700 MHz, frequência aberta e democrática, já disponibilizada pela operadora em mais de 4.600 municípios em todo o país, conectando máquinas, sensores e pessoas em todas as áreas produtivas da usina.

Líder em cobertura 4G no campo, a TIM está presente em mais de 7 milhões de hectares, beneficiando cerca de 900 mil pessoas. Além disso, por ter a maior rede de Internet das Coisas do Brasil, consegue disponibilizar também a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), que amplia em mais de 40% o alcance de cobertura e consome menos bateria. Atualmente, mais de 4.200 municípios pelo país contam com esse modelo tecnológico.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Curativo à base de cana-de-açúcar ajuda na recuperação após cirurgia de varizes

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um curativo feito a...

DestaqueÚltimas Notícias

Petrobras aprova projeto que vai capturar e armazenar 100 mil t de carbono por ano

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 17, a aprovação da construção do Projeto...

Brasil
DestaqueÚltimas Notícias

Agência americana propõe realocar mandatos de biocombustíveis para grandes refinarias

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) propôs...

DestaqueÚltimas Notícias

Há boa vontade de Motta com pacote contra fraudes em combustíveis, diz Arnaldo Jardim

O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara dos Deputados,...