Home Últimas Notícias Usinas do Nordeste querem manutenção da cota de açúcar isenta de tarifa aos EUA
Últimas Notícias

Usinas do Nordeste querem manutenção da cota de açúcar isenta de tarifa aos EUA

Compartilhar

As usinas de açúcar do Nordeste querem a preservação da cota de açúcar isenta de imposto a ser exportada para os Estados Unidos. Usinas do Nordeste pedem ao governo que a cota seja mantida durante as negociações tarifárias entre Brasil e Estados Unidos.

O pedido foi apresentado pelo presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) e da Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), Renato Cunha, ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

A cota é estipulada anualmente pelos Estados Unidos para compra de aproximadamente 1,1 milhão de toneladas de açúcar no exterior e distribuída a 139 países, em um sistema que funciona há duas décadas.

O Nordeste exporta em torno de 150 mil toneladas por ano de açúcar sem alíquota de importação aos Estados Unidos, podendo chegar entre 180 mil e 190 mil toneladas por ano em caso de remanejamento do volume entre os exportadores. O volume é atendido sobretudo pelas usinas do Nordeste.

“É um mercado muito importante para o Nordeste, que gera 270 mil trabalhos formais e exportações que podem chegar a US$ 200 milhões em divisas”, disse Cunha ao Broadcast Agro.

Agência Estado

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar deve continuar preso nos atuais níveis nos próximos meses

Demanda global ainda está mais fraca, enquanto entrada da safra brasileira aumenta...

Últimas Notícias

BNDES aprova crédito de R$ 500 milhões para construção de usina da FS em MT

Recursos serão destinados para unidade de etanol de milho em Campo Novo...

Últimas Notícias

Tereos e gigantes aeroespaciais criam joint venture para SAF de etanol

Rebound unirá o etanol da Tereos à tecnologia Alcohol-to-Jet para produção em...

DestaqueÚltimas Notícias

Patente do IAC amplia potencial da cana para produção de etanol celulósico, SAF e açúcar

Tecnologia desenvolvida pelo IAC em Ribeirão Preto aumenta a produção de biomassa,...