Home Últimas Notícias Uso de inteligência artificial possibilitou redução de custos e alta de produtividade para Atvos
Últimas Notícias

Uso de inteligência artificial possibilitou redução de custos e alta de produtividade para Atvos

Compartilhar

A Atvos,  uma das principais produtoras de biocombustíveis do país, com o uso de um software baseado em inteligência artificial, conseguiu aumentar sua produtividade e reduzir de custos operacionais na geração de bioenergia.

A companhia implementou o software Leaf, desenvolvido e patenteado pela iSystems, uma empresa apoiada pelo PIPE-FAPESP (Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), que tem como foco oferecer melhor controle e otimização de processos, gerando aumento de produtividade, economia de recursos e diminuição de impacto ambiental na produção industrial. O Leaf se baseia na inteligência artificial para a identificação de tendências e padrões e para a tomada de decisões, permitindo minimizar falhas e maximizar a eficiência em todas as áreas de atuação.

Por meio da integração com o sistema de automação da Atvos, o software permitiu um controle de processos sofisticado e em tempo real da Unidade Conquista do Pontal (UCP), localizada em Mirante do Paranapanema, no Oeste Paulista, garantindo a potencialização dos recursos e a redução de desperdícios. Além disso, trouxe melhorias significativas, desde o aumento da produtividade até a redução de custos operacionais da unidade agroindustrial.

Os ganhos foram percebidos desde a cogeração, moenda e até a destilação, proporcionando resultados expressivos para a UCP. A otimização da cogeração aumentou a eficiência na geração de energia elétrica a partir da biomassa. Já na etapa de moenda, a automação e o controle precisos resultaram em maior extração e redução no consumo de água bruta.

A automação avançada permitiu também uma destilação mais eficiente e de alta qualidade, enquanto a integração com o Leaf nos processos trouxe impacto positivo no rendimento total da usina, sendo percebido pelo aumento no Rendimento Total Corrigido (RTC).

“A parceria entre a Atvos e a iSystems contribui para o aumento da eficiência industrial por meio da adoção de tecnologia inovadora. Além disso, reforça o compromisso conjunto com a sustentabilidade, impulsiona a transformação do mercado de bioenergia e promove a adoção de práticas mais sustentáveis em todo o setor sucroenergético”, avalia Danilo Halla, co-CEO da iSystems.

Além dos benefícios operacionais, a implementação do software fortaleceu a segurança das operações, por meio da detecção precoce de anomalias e o monitoramento constante dos parâmetros de segurança.

A combinação da experiência da usina no setor sucroenergético com a tecnologia avançada também resultou em uma redução significativa nas emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Com informações da Fapesp

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Uso de açúcar na Coca-Cola dos EUA elevaria demanda em 1,4 milhão de toneladas anuais

Donald Trump quer que Coca-Cola troque xarope de milho com alta frutose...

OpiniãoÚltimas Notícias

[Opinião] Atualizações na NR-01: saúde mental e Segurança no Trabalho no agronegócio

A nova norma traz mudanças essenciais para a gestão de riscos psicossociais...

Últimas Notícias

Mudança da Coca-Cola para açúcar de cana sairia cara e prejudicaria agricultores dos EUA

Uma possível iniciativa da Coca-Cola e de outros setores de bebidas e...

Últimas Notícias

Período de seca exige atenção redobrada: Rubi S.A. amplia ações contra incêndios em Goiás

Mesmo com queda nos casos de incêndios, usina investe em prevenção, tecnologia...