Home Etanol Venda Direta de etanol: câmara deve votar MP
EtanolÚltimas Notícias

Venda Direta de etanol: câmara deve votar MP

Compartilhar

O Plenário da Câmara dos Deputados se reúne na manhã desta quinta-feira, 26, para votar requerimentos de urgência, medidas provisórias e projetos de lei. Ao todo são 22 itens na pauta, entre eles a Medida Provisória 1100/22, que faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo (postos de combustíveis), sem passar pelas distribuidoras.

A proposição deriva de vetos feitos pelo governo no texto enviado à sanção da MP 1063/21, que primeiro tratou do tema ao permitir ao produtor e ao importador venderem diretamente aos postos sem passar pelos distribuidores.

Embora a intenção do governo fosse estimular a competição no setor, não desejava perder arrecadação naquele momento e os vetos foram justificados pelo fato de resultarem nessa perda devido ao modelo de tributação das cooperativas.

Com a MP 1100/22, as cooperativas de comercialização não poderão participar desse mercado de forma direta, como constava do trecho vetado anteriormente.

Já as cooperativas de produção são equiparadas aos agentes produtores de etanol hidratado combustível e se venderem diretamente aos varejistas passam a pagar uma combinação de alíquotas sobre receita e sobre o volume do produto. Isso valerá para aquelas que não tenham optado por um regime de tributação de PIS/Cofins com base no volume produzido.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

IAC apresenta duas novas variedades de cana-de-açúcar

Programa Cana IAC também revela os resultados do Censo Varietal Safra 2025/2026...

OpiniãoÚltimas Notícias

Açúcar: o pior já passou

Antes de entrar no panorama do mercado, uma nota necessária: pela primeira...

Últimas Notícias

MPMS apura incêndio iniciado em canavial e que resultou em multa de R$ 5,87 milhões

Inquérito civil é instaurado para apurar causas, responsáveis e danos ambientais provocados...

Últimas Notícias

AFOCAPI, ASSOCAP, CANASOL e UNICA firmam acordo para unificar critérios de ATR e valor da tonelada de cana

Em um passo decisivo para a estabilidade do mercado sucroenergético brasileiro, a...