Home Últimas Notícias Vendas do hidratado cresceram 21% na primeira quinzena de novembro
Últimas Notícias

Vendas do hidratado cresceram 21% na primeira quinzena de novembro

Refueling Car With Gasoline Pump Nozzle, Selective Focus on pump nozzle
Compartilhar

Na primeira quinzena de novembro, as vendas de etanol totalizaram 1,26 bilhão de litros, o que representa aumento de 10,83% em relação ao mesmo período da safra 22/23. O volume comercializado de etanol anidro no período foi de 486,43 milhões de litros – queda de 2,28% – enquanto o etanol hidratado registrou venda de 775,76 milhões de litros – crescimento de 21,01%. Os dados são do último levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), divulgados ontem, 27.

No mercado doméstico, as vendas de etanol hidratado na primeira metade de novembro totalizaram 764,65 milhões de litros – variação de 19,94% em relação ao ano passado. Dados de preços de revenda publicados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a semana que se encerrou em 18/11 indicam que nas cidades correspondentes a 63% do consumo nacional de combustíveis, o etanol hidratado tem apresentado paridades atrativas.

No Estado de São Paulo esse percentual atinge 100% do consumo. A respeito das vendas de etanol anidro, o volume comercializado foi de 455,80 milhões de litros, o que representa uma variação negativa de 2,45%.

No acumulado da safra 23/24, a comercialização de etanol soma 19,48 bilhões de litros, representando um aumento de 4,75%. O hidratado compreende uma venda no volume de 11,46 bilhões de litros (+5,52%), enquanto o anidro de 8,02 bilhões (+3,67%).

Produção teve alta de 10,95% no ano

Na primeira quinzena de novembro foram produzidos 1,64 bilhão de litros, alta de 28,92%. Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 989,05 milhões de litros (+65,18%), enquanto a produção de etanol anidro totalizou 648,76 milhões de litros (-3,41%). No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 16 de novembro, a fabricação do biocombustível totaliza 28,62 bilhões de litros (+10,95%), sendo 16,93 bilhões de etanol hidratado (+12,55%) e 11,68 bilhões de anidro (+8,69%).

Da produção total de etanol registrada na primeira quinzena de novembro, 17% foram provenientes do milho, cuja produção foi de 279,80 milhões de litros neste ano, contra 188,79 milhões de litros no mesmo período do ciclo 22/23 – aumento de 48,21%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 3,79 bilhões de litros – avanço de 42,80% na comparação com igual período do ano passado.

Natália Cherubin para RPAnews
Compartilhar
Artigo Relacionado
etanol PL
Últimas Notícias

E30 é um avanço histórico para Brasil, segundo Bioind MT

O Bioind MT considera a elevação da mistura de etanol anidro na...

orplana
Últimas Notícias

Consecana- SP: Orplana faz carta em defesa do modelo de precificação de cana

Carta de posicionamento sobre Consecana foi assinada após os encontros promovidos pela...

Últimas Notícias

Tereos investe em sistema bico a bico para otimizar aplicação de insumos no canavial

Prática garante redução de desperdícios e do impacto ambiental na aplicação de...

Últimas Notícias

Abertura da China amplia parceria estratégica para coprodutos do etanol de milho brasileiro

Olhar estrangeiro para a produção nacional reforça o potencial do DDGS do...