A Vibra Energia anunciou, em fato relevante divulgado em 8 de dezembro de 2025, que assinou contrato para vender a totalidade das ações que detém na ECE S.A. (Evolua), empresa criada como joint venture entre a companhia e a Copersucar para atuação na comercialização de etanol. A Vibra possuía 49,99% do capital social da Evolua.
Segundo a nota, assinada por Augusto Ribeiro Junior, vice-presidente Executivo Financeiro e de Relação com Investidores (CFO/IRO), as ações serão adquiridas pela Copersucar S.A., que já detinha os 50,01% restantes e passará a controlar integralmente a operação. A Vibra afirma que a decisão de encerrar a parceria “reflete a nova dinâmica do mercado” e está alinhada à estratégia de ampliar sua flexibilidade no suprimento de etanol, além de reforçar o compromisso com disciplina na alocação de capital.
A conclusão da transação é estimada para o final do primeiro trimestre de 2026 (1T26) e depende do cumprimento de condições usuais para operações dessa natureza, incluindo aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A companhia afirma que manterá acionistas e o mercado informados sobre quaisquer desdobramentos.
Natália Cherubin para RPAnews

