Home Últimas Notícias Viveiros mantidos pela Tereos produzem mais de 1 milhão de mudas de árvores nativas
Últimas Notícias

Viveiros mantidos pela Tereos produzem mais de 1 milhão de mudas de árvores nativas

Compartilhar

Mudas são usadas em ações de reflorestamento; na safra 24/25, quase 100 mil mudas foram utilizadas em ações internas e doações

Desde 2014, os viveiros de mudas mantidos pela Tereos já produziram mais de 1,2 milhão de novos exemplares de árvores da mata nativa da região. A empresa produz mudas de diversas espécies que são destinadas ao reflorestamento, recuperação de nascentes e conservação de áreas, beneficiando tanto propriedades da empresa quanto projetos de fornecedores, parceiros, órgãos ambientais e prefeituras.

Além de um viveiro próprio, localizado na unidade Cruz Alta (Olímpia) e inaugurado em 2014, a empresa também conta com outras duas instalações construídas em parceria técnica com a Tereos: na comunidade Renascer, inaugurado em 2023, e no Projeto Mundo Novo, récem-aberto em 2024. Juntos, esses espaços são responsáveis pela produção e destinação de milhares de mudas todos os anos.

Somente entre abril do ano passado a maio de 2025, foram produzidas 182 mil mudas, sendo quase 54 mil destinadas às próprias ações de reflorestamento da companhia e outras 41 mil doadas para projetos ambientais em municípios da região.

Essas ações beneficiaram cidades como Barretos, Colina, Tanabi, Morro Agudo, Guapiaçu, Olímpia e Severínia, entre outras, contribuindo diretamente para a recuperação de áreas e o fortalecimento da biodiversidade local. A quantidade de mudas doadas varia conforme a disponibilidade, já que a produção depende dos ciclos naturais de germinação e desenvolvimento das plantas.

Segundo a gestora de meio ambiente da Tereos, Rafaela Shiota, o trabalho dos viveiros é uma das frentes mais importantes dentro das práticas ambientais da empresa, que mantém ainda uma série de iniciativas voltadas para o uso eficiente dos recursos naturais, a preservação de nascentes e a redução dos impactos das suas operações.

“Neste mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, reforçamos que a sustentabilidade não é apenas uma meta, mas um compromisso contínuo. Cada muda plantada é um passo concreto na construção de um futuro mais verde e equilibrado para as próximas gerações. As ações de reflorestamento realizadas com as mudas produzidas em nossos viveiros atuam na preservação dos recursos hídricos, da mata nativa e da biodiversidade local, que é fundamental para termos um mundo mais sustentável”, afirma.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...