Home Últimas Notícias Volta dos impostos sobre a gasolina e etanol é esperado por Ministério da Fazenda
Últimas Notícias

Volta dos impostos sobre a gasolina e etanol é esperado por Ministério da Fazenda

combustiveis
Fuel pump, gas & petrol station. Free public domain CC0 photo (Crédito Rawpixel)
Compartilhar

O Ministério da Fazenda aguarda o sinal verde para a volta da cobrança dos tributos federais sobre a gasolina e etanol a partir de março. O ministro Fernando Haddad trabalha com essa medida para reforçar a arrecadação e reduzir o rombo das contas públicas em 2023.

A isenção de tributos federais (PIS/Cofins) e Cide sobre a gasolina foi prorrogada até 28 de fevereiro deste ano como um dos primeiros atos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo também prorrogou a desoneração do etanol até essa data.

Segundo reportagem do Estadão, acabar com a desoneração do diesel, gás de cozinha, biodiesel e GLP – prorrogados por Lula até 31 de dezembro – é considerado mais difícil, de acordo com técnicos do governo ouvidos pelo jornal.  No caso do diesel, a medida também despertaria a insatisfação dos caminhoneiros.

O anúncio do pacote está previsto ainda para esta semana e, de acordo com o Estadão, em reunião com o primeiro escalão do ministério, Haddad deu mais tarefas aos seus secretários. Depois da reunião com a sua equipe, Haddad se reuniu com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Em seguida, apresentou os primeiros detalhes ao presidente Lula.

De acordo com a matéria do Estadão, Lula orientou a Haddad apresentar as medidas ainda esta semana como medida de “empoderamento” para afastar a percepção de que haveria um atraso na agenda do governo após os atos de domingo que depredaram os prédios do Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF).

A estratégia, segundo a reportagem, é adotar o discurso da “normalidade”. Foi uma resposta aos alertas de analistas do mercado para o risco de a agenda ficar suspensa. O mercado teme ainda que Haddad possa ter mais dificuldade em adotar medidas impopulares depois dos atos criminosos, como a reoneração da gasolina.

Informações do Estadão

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...