Home Açúcar Açúcar: produção no Centro-Sul deve cair 13,6% em junho
AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar: produção no Centro-Sul deve cair 13,6% em junho

Foto/ilustrativa: Crédito: Coopersucar
Compartilhar

Estimativas dos analistas ouvidos pela S&P Global Commodity Insights sugerem produção de açúcar de 2,5 milhões de toneladas

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve totalizar 2,5 milhões de toneladas na segunda quinzena de junho, refletindo uma queda de 13,6% no ano, uma pesquisa da S&P Global Commodity Insights com 10 analistas mostrou em 8 de julho.

Durante o levantamento, a estimativa de moagem de cana variou de 41,0 milhões de toneladas para 46,9 milhões de toneladas para a segunda quinzena do mês. A estimativa média era de uma moagem total de cana de 42,6 milhões de toneladas, uma queda de 6,3% no ano.

O clima no Centro-Sul foi favorável para a moagem durante o período, com menos de um dia esperado para chuva e cerca de 250-255 usinas ativas.

“O clima foi favorável, permitindo que as usinas maximizassem a moagem”, de acordo com a Platts Analytics. “As variáveis mais esperadas pelo mercado na segunda quinzena de junho são a evolução do ATR, que ficou abaixo do esperado nas quinzenas anteriores, e o mix de açúcar após a mais recente queda do preço do etanol.”

A proporção de cana utilizada para a produção de açúcar deverá ser de 45,3%, abaixo dos 47,6% do ano anterior. Os produtores brasileiros aproveitaram a recente alta do preço do etanol durante os estágios iniciais da safra, mas agora as usinas devem começar a direcionar mais sua moagem de cana para a produção de açúcar.

A Platts avaliou o etanol hidratado em usina de Ribeirão Preto convertido em açúcar bruto equivalente a 16,23 centavos/lb em 7 de julho, de acordo com dados da S&P Global. O contrato futuro de açúcar de outubro NY11 fechou em 7 de julho a 18,52 centavos/lb.

O prêmio do açúcar para a produção de etanol se aproximaria de 1,40 centavos/lb se os créditos de descarbonização fossem adicionados ao cálculo do prêmio. O CBIO, equivalente a 1 mt de CO2 não lançado na atmosfera, é um instrumento emitido por produtores e importadores de biocombustíveis para garantir que o Brasil atinja suas metas de descarbonização.

O açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar, ou ATR, deverá ser de 137,3 kg/mt, uma redução de 3,1% no ano.

A produção total de etanol da cana-de-açúcar deverá ser de 1,98 bilhão de litros, queda de 6,0%. A produção de etanol hidratado estava prevista para 1,24 bilhão de litros, segundo a média das respostas dos analistas à pesquisa. Isso representaria uma queda de 0,3% no ano. A produção de etanol anidro era de 737 milhões de litros, 14,2% menor no ano, segundo o levantamento.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado e anidro registram altas mais expressivas no mercado paulista

Os preços dos etanóis hidratado e anidro subiram com mais intensidade na...

AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar cristal encerra julho com preços estáveis, mas média mensal recua 6,29

Os preços do açúcar cristal no mercado spot paulista encerraram julho praticamente...

Últimas Notícias

Embrapa estuda como aproveitar agave para produzir etanol

Planta é usada para fabricação de tequila e sisal, e só 4%...

Últimas Notícias

Tereos promove primeiro hackathon para acelerar a descarbonização de suas operações

A Tereos, um dos maiores grupos de produção de açúcar, etanol e...