Home Últimas Notícias MME abre consulta pública sobre metas de CBIOs do RenovaBio
Últimas Notícias

MME abre consulta pública sobre metas de CBIOs do RenovaBio

Compartilhar

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, na última semana, a Consulta Pública com intuito de receber da sociedade e dos setores contribuições sobre as metas compulsórias anuais do RenovaBio (Ciclo 2024 – 2033).

A consulta pública colherá sugestões para o trabalho de ajustes das premissas de mercado, certificação e perfil de frota, capazes de manter o objetivo de descarbonização da matriz de combustíveis em 10% de 2018 a 2030, observando a proteção dos interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta de combustíveis.

O objeto da consulta pública refere-se:  ao Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre à estratégia de proposição de metas do RenovaBio para o decênio 2024-2033; à modelagem econômica para a definição das metas decenais; ao valor da meta global para 2024, de 38,78 milhões de CBIOs, que posteriormente será desdobrada para cada distribuidor; e às metas para os anos subsequentes (2025 a 2033), com seus respectivos intervalos de tolerância.

As contribuições podem ser enviadas até 14 de outubro. Após a análise e a compilação das sugestões recebidas durante a consulta pública, o Comitê RenovaBio encaminhará as recomendações para a deliberação do CNPE.

CBIOs

O Crédito de Descarbonização (CBIO) é um ativo ambiental equivalente a emissão evitada de uma tonelada de carbono, por meio do uso de biocombustíveis. Esse crédito é negociado em balcão seguindo a regulamentação trazida pela Portaria MME nº 56, de 2022.

Os CBIOs devem ser comprados pelos distribuidores e aposentados (retirados em definitivo de circulação do mercado) conforme regulamento, para comprovação do cumprimento das metas que lhes foram atribuídas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Paredes celulares do córtex da raiz da cana-de-açúcar, com formação de aerênquimas (espaços maiores entre as linhas verdes) (imagem: Grayce Romim)
Últimas Notícias

Enzima encontrada na raiz da cana aumenta em seis vezes a produção de açúcar a partir do bagaço

Cientistas da USP isolaram a molécula ao estudar os aerênquimas – estruturas...

Últimas Notícias

Aumento de capital da Raízen pode passar de 200 bilhões de ações para fins de capitalização RSA

A Raízen informou nesta quarta-feira, 7, que, no âmbito da convocação de...

Últimas Notícias

Baixo consumo de etanol pode limitar expansão do processamento de milho no país

A expansão do etanol de milho no Brasil pode esbarrar na falta...