Home Açúcar Produção de açúcar no Centro-Sul deve recuar 63,2% na 1ª quinzena de novembro
AçúcarDestaque

Produção de açúcar no Centro-Sul deve recuar 63,2% na 1ª quinzena de novembro

Compartilhar

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve totalizar 457.600 toneladas na primeira quinzena de novembro, queda de 63,2% no ano.

De acordo com analistas da S&P Global Platts, o esmagamento da cana é estimado entre 5,2 milhões de toneladas a 13,6 milhões de toneladas. A estimativa média era de moagem total de cana de 9,4 milhões de t, queda de 53,7% no ano.

O clima no Centro-Sul foi abaixo do ideal para a moagem durante a primeira quinzena de novembro, com uma estimativa de quatro dias perdidos pela chuva.

A proporção da cana utilizada para a produção de açúcar deve ser de 35%, ante 41,9% um ano antes. Embora os produtores brasileiros estivessem aproveitando o recente prêmio de produção para produzirem etanol, as expectativas de longo prazo são de que as usinas continuem a maximizar sua produção de açúcar, dada a maior lucratividade em relação ao etanol.

A Platts avaliou o etanol hidratado em usina de Ribeirão Preto convertido em açúcar bruto equivalente a 19,47 centavos / lb em 22 de novembro. O contrato futuro de açúcar NY11 de março fechou em 22 de novembro a 19,76 centavos / lb, proporcionando um prêmio de 0,29 cent / lb ao etanol hidratado em equivalente de açúcar bruto.

O açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar, ou ATR, deve ser de 139,5 kg / mt, uma redução de 8,9% ano contra ano. 

A produção total de etanol de cana-de-açúcar deve ser de 599,2 milhões de litros, queda de 49% em relação ao ano anterior. A produção de etanol hidratado da cana era estimada em 288 milhões de litros, de acordo com a média das respostas dos analistas à pesquisa. Isso seria uma queda de 57,3% ano a ano. A produção de etanol anidro de cana na primeira quinzena de novembro era estimada em 291 milhões de litros, queda de 41,9% em relação ao ano anterior, de acordo com o levantamento.

A produção total de etanol de milho deve ser de 149 milhões de litros, um aumento de 30,7% em relação ao ano anterior. A produção de etanol hidratado era estimada em 99 milhões de litros, um aumento de 18,9% em relação ao ano anterior, e a produção de etanol anidro era de 50 milhões de litros, um aumento de 60,2% em relação ao ano anterior.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
açucar
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Força do real frente ao dólar sustenta alta do açúcar nas bolsas internacionais

Valorização da moeda brasileira reduz competitividade das exportações e dá suporte aos...

DestaqueÚltimas Notícias

CTNBio aprova nova cana transgênica do CTC com foco em produtividade e manejo integrado

Tecnologia VerdPRO2 combina resistência à broca-da-cana e tolerância a herbicidas em uma...

DestaqueOpiniãoPopularRHÚltimas Notícias

Especial RH: Do Departamento Pessoal ao Recursos Humanos

A evolução do setor e o que esperar do futuro?   por Renato...

DestaqueÚltimas Notícias

Colombo abre a safra 2026/27 com projeção de 11 milhões de toneladas de cana-de-açúcar

Em início do novo ciclo, sucroenergética destaca segurança, eficiência operacional e integração...