Home Últimas Notícias Etanol: com preço da gasolina, biocombustível é melhor opção
Últimas Notícias

Etanol: com preço da gasolina, biocombustível é melhor opção

etanol
Compartilhar

A alta nos preços da gasolina, que chegam a custar quase R$ 8 em algumas capitais, faz com que motoristas repensem no seu uso. No caso de veículos flex, o uso do etanol pode ser a melhor opção neste momento.

Segundo o coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas, professor Ricardo Teixeira, para a Rádio Agência Nacional, em média o desempenho do litro por quilômetro rodado da gasolina é 30% maior que o do que etanol. “O primeiro passo é descobrir o desempenho do automóvel, ou seja, quantos litros por quilômetros o carro faz tanto com etanol e quanto com gasolina.”

Com a proximidade da safra de cana-de-açúcar que iniciará a partir de abril, Ricardo Teixeira acredita que a tendência é que fique desfavorável abastecer com gasolina. “Mas o cenário pode mudar a qualquer momento. Por isso, toda vez que for ao posto, o motorista deve fazer o cálculo.”

Entretanto, de acordo com o especialista, a vantagem em dar a preferência ao etanol é a questão ecológica, já que o biocombustível polui menos o meio ambiente por ser uma energia renovável e não derivada de um combustível fóssil, como é o caso da gasolina.

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal oscila no mercado paulista e segue sem tendência definida

As cotações do açúcar cristal branco seguem oscilando no mercado paulista. Após...

Últimas Notícias

Índia diz que, por ora, não há planos de aumentar mistura de etanol na gasolina

A Índia não tem planos de aumentar o teor de etanol na...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos dobra frota de colhedoras de duas linhas e reduz consumo de diesel na colheita de cana

Tecnologia proporciona economia média de 20% de combustível por tonelada colhida e...