Home Etanol Mapa que proteger indústria nacional de etanol contra importação
EtanolÚltimas Notícias

Mapa que proteger indústria nacional de etanol contra importação

Compartilhar

O etanol e mais seis alimentos (café, margarina, queijo, macarrão, óleo de soja e açúcar) não pagarão imposto para entrarem no país até o final de 2022. A redução das alíquotas, anunciada em março deste ano pelo Ministério da Economia, com a justificativa de que a medida aumentaria a competitividade e ajudaria no combate à inflação, vai de encontro com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que em ofício se comprometeu a implementar medidas de proteção ao setor caso o crescimento das importações de etanol acarrete prejuízos.

De acordo com reportagem do Canal Rural, o ofício foi uma resposta a uma solicitação enviada pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), o Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) e a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (Novabio).

No documento, o secretário de política agrícola do Mapa, Guilherme Soria, destacou que há uma preocupação do setor com os possíveis problemas causados pela medida tomada pelo governo. “Informamos que estamos monitorando as importações de etanol de forma a assegurar que ações tempestivas sejam adotadas caso ocorra qualquer aumento abrupto das importações”.

Soria também buscou tranquilizar os produtores ao tratar da recente valorização do dólar e da decisão do presidente dos Estados Unidos de suspender as restrições internas para comercialização de gasolina com adição de 15% de etanol (E15) durante os meses de verão (1º de junho a 15 de setembro).

O secretário de política agrícola do Mapa lembrou ainda que a queda no preço do etanol no mercado interno também deverá desencorajar as importações e influenciar na queda do preço da gasolina.

Com informações do CanalRural

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Credores começam a ver cisão da Raízen como uma alternativa positiva

Bancos e detentores de títulos avaliam separação de negócios de usinas e...

Últimas Notícias

Tereos fortalece relação com fornecedores e amplia certificação na safra 2025/26

Evolução dos parceiros no campo reforça práticas sustentáveis na produção de cana-de-açúcar...

Brasil
Últimas Notícias

Refino dos EUA diz que cotas recordes de biocombustíveis acentuam alta de preços da guerra

O governo Trump determinou nesta sexta-feira, 27, que as refinarias dos Estados...

Últimas Notícias

Petróleo segue em alta diante da falta de acordo sobre o Irã

As cotações do petróleo avançaram nesta sexta-feira, 27, pela segunda sessão consecutiva,...