Home Últimas Notícias Dia Nacional da Agricultura Irrigada; entenda benefícios
Últimas Notícias

Dia Nacional da Agricultura Irrigada; entenda benefícios

Ilustrativa (Crédito: BP Bunge)
Compartilhar

Relatório da ANA indica que a irrigação deve crescer 45% até 2030 no país, frente à alta demanda

O Dia Nacional da Agricultura Irrigada foi proposto em 2021, pela PL2975/2021. A ideia é que seja celebrado anualmente, em 15 de junho. A data foi escolhida estrategicamente por estar próxima ao Dia Mundial do Meio Ambiente e por estar no início do período seco em grande parte das regiões brasileiras, quando a produção de alimentos é totalmente dependente da irrigação.

A comemoração tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação à importância da agricultura irrigada para a sustentabilidade na produção de alimentos e para o desenvolvimento e segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil.

A técnica de agricultura irrigada tem crescido de forma sólida no país, nos últimos anos. De acordo com o relatório da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), a irrigação pode crescer 45% até 2030 no Brasil, frente a uma demanda alta de produção de alimentos. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), será necessário aumentar em 70% a produção até 2050.

“A irrigação é, sem dúvida, a tecnologia com maior potencial de contribuir para o aumento da segurança alimentar e ambiental, bem como à redução da fome e da pobreza, além de gerar grande número de empregos”, explica Lineu Rodrigues, fundador e coordenador da RENAI (Rede Nacional de Irrigantes).

Entre os benefícios da agricultura irrigada, destaca-se, principalmente, a possibilidade de uma produtividade até três vezes maior do que em áreas de sequeiro, que depende apenas da chuva. Além disso, a prática reduz a possibilidade de impacto climático na produção; viabiliza diversidade nas culturas e uso do solo durante todo o ano; estimula a modernização no campo; contribui para a geração de emprego e renda; e reduz a demanda por abertura de novas áreas de produção.

O Brasil é um dos poucos países no mundo capaz de elevar a sua produção agrícola sem comprometer o meio ambiente. O país tem mais de 12% das reservas de água doce e algumas das maiores bacias hidrográficas do mundo. “E a quantidade de água utilizada no país, pela agricultura irrigada, representa menos de 0,6% do que existe nos nossos rios. Além de grande parte da demanda hídrica desta cultura ser suprida via água da chuva”, ressalta Lineu.

Sob uma ótica restrita, a irrigação é vista simplesmente como uma tecnologia para aplicação de água na planta, mas, com um olhar mais aprofundado, constata-se que ela é a base de uma economia e de um modo de vida.

A irrigação viabilizou o povoamento intensivo de várias regiões do mundo e tem sido cada vez mais relevante para a economia agrícola global e oferta de alimentos.

“O ser humano não pode viver sem água e alimento. Por isso, o nosso desafio é produzir alimentos de forma sustentável e em quantidade suficiente, em um mundo cada vez mais complexo, com uma população que, em 2050, será em torno de 9,1 bilhões de pessoas”, reitera o coordenador da RENAI.

Nesse contexto, a irrigação deve desempenhar um papel cada vez mais estratégico. Ela altera a forma como o solo é utilizado, possibilitando o seu uso durante todo o ano, trazendo benefícios econômicos, sociais, ambientais e ainda a possibilidade de uma produção sustentável de alimentos. Em cenário de grande variabilidade climática, que impacta e muito a produção de sequeiro, espera-se uma consolidação e crescimento da técnica.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...