Home Últimas Notícias TCH da cana tem ligeira queda em parte de usinas do Centro-Sul; Confira números da semana
Últimas Notícias

TCH da cana tem ligeira queda em parte de usinas do Centro-Sul; Confira números da semana

Colheita Cana (Ilustrativa/RPAnews)
Compartilhar

Os dados acumulados até 24 de julho pelo Pecege, mostram que na última semana a produtividade semanal agrícola teve um valor de 84,11 toneladas por hectare, o que sinaliza um declínio de 1,4%. Apesar da volatilidade dessa semana, o TCH permanece superior frente ao mesmo intervalo da safra 2021/22, quando bateu 69,94 t/ha, período em que se verificou a chegada de geadas em algumas regiões do Centro-Sul e causou uma queda expressiva nesse indicador.

A produtividade da cana-de-açúcar no acumulado da safra, mostra uma melhora. Na atual safra, o TCH tem uma média de 80 t/ha, quase 6 t/ha a mais do que em 2021/22, que teve uma média de 74,07 t/ha, segundo amostragem do Pecege.

Dados de produtividade ao longo da safra 2022/23 em comparativo com safra anterior. (Crédito: Pecege)

 

Ainda de acordo com relatório semanal do Pecege, o ATR de Cana Própria teve um crescimento de 1,4% e o valor médio foi de 141,83 Kg /t, dando continuidade à tendência de crescimento das últimas semanas. “Como resultado do desempenho dos indicadores citados, o parâmetro relativo às toneladas de açúcar por hectare se manteve estável, com uma variação de 0,1% ante a semana anterior”, afirmou o Pecege.

Já os valores de Rendimento de Colhedora, calculados em toneladas por dia, tiveram uma variação negativa para o indicador de 1 linha, o caimento foi de 1,1%, enquanto para 2 linhas simples foi de 3,3%.

Mix de produção e clima

O mix apresentou, novamente, uma leve disposição para o açúcar, variando 0,80% ante a semana passada e registrando uma proporção de 57,41% para a produção do adoçante. Essa evolução acompanha a tendência de menor produção do etanol diante das recentes mudanças tributarias. Considerando somente os meses de junho e julho, a participação do biocombustível acumula uma queda de quase 4%., uma oscilação superior ao verificado em igual período na safra 2021/22.

“O indicador referente a disponibilidade agroindustrial demonstrou um valor de 95,64%, uma recuperação 1,70 p.p., contrastando a queda da semana anterior, quando algumas unidades apresentaram valores reduzidos para a disponibilidade da indústria. Além disso, a baixa precipitação durante o outono/inverno na região contribui para manter esse indicador em patamar elevado”, afirmou o Pecege.

O ciclo de 18 a 24 de julho no Centro-Sul canavieiro possuiu um nível de precipitação com uma média de apenas 0,6 mm, decaindo cerca de 0,9mm em relação à semana anterior. Esta precipitação está em um valor abaixo que o mesmo período do ciclo 2021/22 e da média histórica.

Das regiões monitoradas, apenas Goiás, com 3,6 mm, e Outros de São Paulo, com 0,3mm reportaram precipitação semanal. Desse modo, foi o intervalo com mais regiões sem manifestar uma média de chuvas. Diante disso, o mês de julho foi o mais seco do ano. Todavia, devido ao volume de chuvas do primeiro trimestre, nota-se que, ainda, a precipitação de 2022 é maior que em 2021. Por fim, é válido mencionar que, até o momento, em 2022 não há danos significativos por geadas.

Durante a semana de 24 de julho, os dados do INPE reportaram 5.228 focos de incêndio distribuídos em todas as regiões consideradas.
No que se refere à área afetada, as usinas amostradas registraram mais de 3.356 hectaresde canavial impactados desde abril de 2022.
Já para a umidade relativa, notou-se um acumulado de 55,0 (em %), uma condição mais seca que na semana anterior. Nas áreas consideradas para análise, o cenário se manteve, em que a região de Outros – SP apresenta o maior percentual de umidade, e a região de Goiás o menor.

A análise semanal realizada pelo Pecege contou com 27 grupos e 61 unidades do sucroenergético do Centro-Sul.

Natália Cherubin com informações do Pecege;

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Grupo Colombo realiza investimento recorde na safra 2024/2025

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...