Home Últimas Notícias Cofco prevê safra 2023/24 maior, independente do cenário
Últimas Notícias

Cofco prevê safra 2023/24 maior, independente do cenário

Compartilhar

A moagem de cana da safra 2023/24 do Centro-Sul deve crescer cerca de mais de 30 milhões de toneladas. A expectativa da trading de açúcar da Cofco, acredita que a safra fique entre 575 milhões e 595 milhões de toneladas, ante as 550 milhões em 2022/23 que a trading espera que o setor atinja.

Durante evento da Datagro, o chefe de trading de açúcar da Cofco, Mauricio Sacramento, afirmou que a produtividade agrícola vai ser bem melhor do que a safra atual e que o volume de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) vai depender mais das chuvas, mas disse poderá ser semelhante a safra atual.

“A gente acredita que será em torno de 580 a 585 milhões de toneladas”, disse em evento. No entanto, disse que ainda existem dúvidas com relação ao mix. “O mix é a maior dúvida em relação à próxima safra, tem total relação com os impostos de combustíveis, cenários que podem ser mais altos ou mais baixos”, afirmou.

O mix vai depender da continuidade ou não da isenção dos impostos federais de combustíveis a partir do ano que vem. “Não vou opinar, não sabemos o que vai acontecer depois de domingo, muito menos como vai ser a legislação no próximo ano”, adicionou.

Mesmo assim, a produção de açúcar e etanol, com o aumento da moagem, tende a crescer ante 2022/23 em qualquer cenário, segundo a Cofco. Com o retorno das taxas, a produção de açúcar cresceria menos, de 32,9 milhões de toneladas na safra atual para até 34,85 milhões de toneladas em 2023/24. Sem as taxas, poderia aumentar para até 36,65 milhões de toneladas.

A produção total de etanol também aumentaria com o retorno das taxas, crescendo de 29,5 bilhões de litros em 2022/23 para até 32,6 bilhões de litros na próxima temporada. Sem as taxas, a projeção da Cofco é de que chegaria a 31,6 bilhões de litros.

Com o excesso de chuvas que vem atingindo o Centro-Sul, a expectativa da trading da Cofco é de que haverá cana bisada que deve ser processada na safra 2023/24.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...