Home Últimas Notícias São Martinho iniciará produção de etanol de milho até final do mês
Últimas NotíciasUsinas

São Martinho iniciará produção de etanol de milho até final do mês

Compartilhar

A produção de etanol de milho da usina Boa Vista, da São Martinho, localizada em Quirinópolis, GO, deve começar até o final deste mês de fevereiro. A produção de etanol de milho vai elevar em 200 milhões de litros a produção da usina, que antes usava apenas a cana-de-açúcar como matéria-prima.

A unidade vai ter uma capacidade total de produção de 650 a 670 milhões de litros de etanol por safra, sendo a maior parte a partir de cana. De acordo com Fábio Venturelli, CEO da São Martinho em entrevista para a Reuters, a unidade está finalizando os testes para o etanol de milho, rodando com água e vapor.

Ainda de acordo com ele, a produção do etanol de milho vai melhorar a pegada de carbono da unidade, considerando a produção total de etanol. “Tem combinação energética: usa a energia do bagaço da cana para fazer a conversão e a produção do etanol de milho é com o milho da safrinha, um segundo uso do solo, algo que o mercado norte-americano não tem”, disse à Reuters.

O uso do solo é um item importante para a definição da pegada de carbono, assim como a geração de energia. Enquanto nas produtoras de etanol dos Estados Unidos as cadeiras são movidas a óleo ou carvão, no Brasil as usinas usam biomassa da cana.

“É uma planta que, abraçando o biometano, vai ter uma das pegadas de carbono mais baixas do mundo”, afirmou Venturelli para a Reuters.

Outra vantagem da fábrica de Goiás é a capacidade de armazenagem de milho, que gira em cerca de 50% do consumo da usina, o que reduz riscos de exposição à volatilidade de preços. “Ninguém tem isso. A capacidade de armazenagem é impressionante. O milho que vai ser processado nesta safra já está lá faz um tempo”, explicou.

Ele não revelou a estratégia de compra de milho. Mas admitiu a hipótese de eventualmente também fazer vendas do cereal. “Eu posso vender o milho; anunciamos parceria internacional com a (trading) Wilmar. A ideia é que a São Martinho seja a base de originação de grãos da Wilmar, uma das maiores tradings asiáticas”, afirmou à Reuters.

Apesar disso, Venturelli disse que espera que a venda de milho não seja necessária. “Pode acontecer, mas espero que não aconteça. Se fizermos isso, é porque a gente conseguiu uma remuneração muito melhor vendendo o milho do que produzindo o etanol. Não torço para isso, mas posso fazer se precisar”.

Informações da Reuters/Roberto Samora
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Exportação de etanol dos EUA em junho cai 6% ante maio, para 657,46 milhões de litros

Os Estados Unidos exportaram 173,7 milhões de galões (657,46 milhões de litros)...

Últimas Notícias

Produção mais forte de açúcar no Brasil pesa sobre os preços do açúcar

Os preços do açúcar fecharam em baixa na quarta-feira, mas permaneceram acima...

Últimas NotíciasDestaque

Usina São José da Estiva estreia no mercado de capitais com emissão de R$ 100 milhões em debêntures

Usina prioriza o crescimento eficiente e sustentável e consolida sua posição no...

DestaqueÚltimas Notícias

BlackRock torna-se acionista relevante da Raízen em meio a processo de venda de ativos bilionário

A Raízen, maior grupo sucroenergético do Brasil, comunicou ao mercado que a...