O consumo de gasolina na Indonésia, o maior importador de combustível da Ásia, podem atingir recordes este ano. Um aumento nas importações indonésias apertaria o mercado regional de gasolina e provavelmente aumentaria as margens das refinarias asiáticas para o combustível.
Também pode acelerar os planos de adicionar metanol e etanol à gasolina para reduzir sua dependência de suprimentos no exterior, uma iniciativa de biocombustível que aumentaria a já ampla adoção do biodiesel pelo país.
O consumo de gasolina da Indonésia está caminhando para um recorde histórico de 670 mil barris por dia em 2023, acima do recorde de 635 mil barris por dia em 2022, disse a consultoria Rystad Energy para a Reuters.
A consultoria Wood Mackenzie disse que as importações de gasolina da Indonésia superaram os níveis pré-pandêmicos no ano passado em 380 mil barris por dia, uma alta histórica com base em dados que remontam a 2010. Isso pode subir para 390 mil a 400 mil barris/dia este ano.
A Refinitiv Oil Research estimou as importações em cerca de 15 milhões de toneladas para 2022, acima dos cerca de 11,5 milhões de toneladas em 2021. “Ainda se espera que a demanda seja robusta com o forte crescimento econômico e mobilidade (da Indonésia)”, disse Ranice Tan, analista de pesquisa da WoodMac para a Reuters.
No entanto, o analista espera que o crescimento desacelere devido a vários aumentos nos preços dos combustíveis no ano passado (para conter o aumento dos subsídios) e aos possíveis efeitos da recessão.
A Indonésia elevou os preços dos combustíveis subsidiados em cerca de 30% no início de setembro, quando o governo passou a controlar o aumento dos custos em seu orçamento. Ainda assim, os subsídios do governo, que correspondem a cerca de metade do preço de varejo da gasolina, suavizaram o golpe dos preços disparados da energia para os consumidores.