Home Últimas Notícias Chuvas acumuladas devem diminuir na porção central do Brasil
Últimas Notícias

Chuvas acumuladas devem diminuir na porção central do Brasil

Compartilhar

O mapa de chuvas para essa semana mostra a persistência das precipitações sobre toda a faixa norte do Brasil, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em sete dias. Por outro lado, deve ocorrer a diminuição das chuvas na região central do Brasil, principalmente nos
estados do Sudeste e no Paraná. De acordo com as informações são do último relatório do Itaú BBA, a previsão mostra chuvas para o Rio Grande do Sul e a Argentina, o que deve trazer algum alívio para a condição de umidade do solo dessas áreas.

Uma previsão mais estendida, que compreende o período entre os dias 28/março a 03/abril, mostra a continuidade do padrão de maiores acumulados na faixa norte do Brasil e menos chuva na região central.

“As precipitações devem ser abaixo da média para o período. Deve seguir chovendo, com acumulados acima dos 35 mm sobre o Rio Grande do Sul e a Argentina. As chuvas previstas para a porção sul da América do Sul, caso se confirmem, servirão para aliviar a condição de umidade do solo apenas, não revertendo as quebras já confirmadas para a região”, disseram os analistas do banco.

O outono no Hemisfério Sul teve início no último dia 20 e, segundo a Climatempo, neste ano são esperadas chuvas entre a média ou acima da média sobre grande parte do interior do Brasil para o outono. A estação deve começar mais úmida do que o normal, especialmente no
final do mês de março e a primeira dezena de abril, entre o Centro-Oeste, Nordeste e áreas mais ao leste da região Norte. No decorrer do mês de abril, as chuvas devem reduzir em grande parte destas áreas, como é normal para a época do ano, mas não devem cessar
completamente.

“A atualização mais recente da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) passou para acima de 60% as chances de ocorrência do fenômeno El Niño durante o segundo semestre (ago-out) deste ano”, afirmaram os analistas.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
CMAA
DestaqueÚltimas Notícias

CMAA amplia produção de açúcar e mantém margem EBITDA acima de 50% na safra 2025/26

CMAA processou 8,3 milhões de toneladas de cana, impactada pelas condições climáticas....

OpiniãoÚltimas Notícias

Biocombustível brasileiro, sustentabilidade com DNA nacional

O Brasil vive um momento decisivo na corrida global pela descarbonização. Com...

Últimas Notícias

El Niño forte coloca safra de cana 2026/27 em alerta, aponta Itaú BBA

Relatório indica alta probabilidade de um evento forte do fenômeno climático e...