Home Últimas Notícias Herdeiros de João Lyra são proibidos de se manifestar no processo da Laginha
Últimas Notícias

Herdeiros de João Lyra são proibidos de se manifestar no processo da Laginha

Compartilhar

Os herdeiros do ex-deputado e empresário João Lyra foram impedidos de se manifestarem nos autos dos processos sobre a falência da Laginha

Os herdeiros do ex-deputado e empresário João Lyra foram impedidos pela Justiça de Alagoas de se manifestarem nos autos dos processos sobre a falência da Laginha, conglomerado que detém três usinas de açúcar e etanol no estado, além de uma dívida com o Fisco estimada em R$ 3,4 bilhões.

Os cinco filhos de Lyra e a viúva, Thereza Collor, querem a destituição da inventariante do ex-deputado, Maria de Lourdes, a Lourdinha, e do escritório Telino e Barros Advogados Associados da empresa.

Os herdeiros têm alegado que Telino e Barros tem promovido acordos desvantajosos para os credores, com “valores altos, objeto questionável e supressão de concorrência”.

A situação começou a mudar de tom quando Antônio Lyra, um dos herdeiros, manifestou-se contra a contratação de um novo advogado. A Justiça de Alagoas respondeu que sua petição somente seria analisada após enviar declaração de imposto de renda e outros documentos, que a lei exige do administrador da empresa. Antônio Lyra não é administrador da Laginha, mas sim sócio-minoritário.

Junto à decisão, na última semana, o escritório Telino e Barros apresentou pedido de “medida cautelar” para que todos os bens de Antônio fiquem indisponíveis, enquanto se apura sua eventual responsabilidade pela falência da Laginha.

A Laginha Agroindustrial S/A move um dos maiores processos de falência da história.  A falência do Grupo foi decretada em 2012, e seus credores – cerca de 19 mil – ainda não receberam, por falta de definição judicial. O Grupo contava com três usinas em Alagoas e duas em Minas Gerais que já foram a leilão.

Fonte: Metrópoles/Guilherme Amado e Bruna Lima com informações adicionais
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...