Home Últimas Notícias Reutilização da água e a colheita da cana crua, já resultaram em uma redução de 52% no consumo de água pela indústria canavieira
Últimas Notícias

Reutilização da água e a colheita da cana crua, já resultaram em uma redução de 52% no consumo de água pela indústria canavieira

Compartilhar

A reutilização da água e a colheita da cana-de-açúcar crua, sem queima, já resultaram em uma redução de 52% no consumo de água pela indústria sucroalcooleira no estado de São Paulo. Como resultado, a safra 2022/2023, cultivada em uma área de 5,8 milhões de hectares, é uma das mais sustentáveis da última década.

De acordo com um levantamento realizado pelo programa Etanol Mais Verde, em colaboração com 127 usinas e associações participantes, a quantidade de água necessária é de apenas 0,74 metros cúbicos por tonelada de cana crua processada. No início da série histórica, na safra 2010/2011, o consumo de água era de 1,52 metros cúbicos por tonelada.

Por meio de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o programa Etanol Mais Verde tem proporcionado benefícios ambientais significativos, inclusive em relação às emissões de gases poluentes.

Segundo o programa, durante o mesmo período, foram evitadas emissões de 12,2 milhões de toneladas de CO2 e 73,8 milhões de toneladas de outros poluentes atmosféricos, equivalentes à poluição gerada por 214 mil ônibus circulando ao longo de um ano. A safra atual é a segunda consecutiva a não empregar queimadas antes da colheita.

“A implementação de medidas consistentes, como a reutilização da água e a colheita sem queima, resulta em benefícios concretos tanto ambientais quanto econômicos”, avalia a secretária Natália Resende.

“Dentro dessa abordagem de políticas públicas, o papel regulador do estado permite que tais iniciativas sejam sustentáveis ao longo do tempo e alcancem um impacto multiplicador”, acrescenta a secretária, referindo-se a outro resultado positivo decorrente das ações do programa Etanol Mais Verde: o aumento das áreas cobertas por vegetação em matas ciliares.

Os dados revelam que na safra 2010/2011, foram plantadas 4,5 milhões de mudas, abrangendo uma área total de 5,8 mil hectares de mata ciliar. Na safra atual, por outro lado, a área experimentou um crescimento contínuo e exponencial, atingindo a marca atual de 31,2 mil hectares, com um plantio médio de 2,6 milhões de mudas. Esse número total representa a preservação de 8.172 nascentes e cerca de 139 mil hectares de mata ciliar.

“O programa incentivou o setor produtivo a se comprometer ainda mais com o meio ambiente, passando a enxergar a sustentabilidade como um investimento vantajoso”, avaliou Rafael Frigério, responsável pela Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Semil.

Programa Etanol Mais Verde

O programa foi estabelecido voluntariamente em 2007, por usinas e fornecedores de cana-de-açúcar, em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do setor e enfrentar os desafios da mecanização da colheita canavieira. Anualmente, as usinas participantes enviam documentos de acompanhamento para demonstrar o cumprimento das normas técnicas de sustentabilidade.

As diretrizes técnicas estabelecidas pelas usinas e pelos produtores de cana incluíam a eliminação da queima, a conformidade com o Código Florestal Brasileiro, a proteção e restauração das áreas ciliares, a preservação do solo e a reutilização da água. O programa abrange, também, a utilização dos subprodutos da cana-de-açúcar, a implementação de medidas de proteção da fauna, a prevenção e combate a incêndios florestais, e diversas outras ações.

Informações do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar
Artigo Relacionado
geada cana
Últimas Notícias

Geadas podem impactar significativamente canaviais, de acordo com StoneX

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C...

Últimas Notícias

CRV Industrial recebe executivos da Wilmar International e reforça parcerias estratégicas

Visita de representantes da Nova Zelândia e do Brasil destaca integração global...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas Notícias

E30 eleva demanda por etanol em 1 bi L na safra, mas sem afetar preço, prevê Cerradinho

A CerradinhoBio estima um crescimento significativo na demanda por etanol a partir...