Home Últimas Notícias Chuvas na Índia atingiram o menor nível em cinco anos devido ao El Niño
Últimas Notícias

Chuvas na Índia atingiram o menor nível em cinco anos devido ao El Niño

Compartilhar

As chuvas de monções na Índia em 2023 foram as mais baixas desde 2018, já que o padrão climático El Nino tornou o mês de agosto o mais seco em mais de um século.

De acordo com o Departamento Meteorológico da Índia (IMD), as monções, que são vitais para a economia de 3 bilhões de dólares da Índia, trazem quase 70% da chuva de que o país necessita para as culturas e reabastecer reservatórios e aquíferos.

Quase metade das terras agrícolas do país mais populoso do mundo carece de irrigação, o que torna as chuvas ainda mais vitais para a produção agrícola.

Ainda de acordo com o IMD, o déficit de chuvas no verão poderá tornar mais caros produtos básicos como o açúcar, as leguminosas, o arroz e os vegetais e aumentar a inflação geral dos produtos alimentares.

A redução da produção também poderá levar a Índia, o segundo maior produtor mundial de arroz, trigo e açúcar, a impor mais restrições às exportações destes produtos.

Segundo comunicado do IMD, a precipitação no país durante junho a setembro foi de 94% da média do período, a mais baixa desde 2018. O IMD oreviu um déficit de precipitação de 4% para a estação, assumindo um impacto limitado do El Niño.

As monções foram irregulares, com as chuvas de junho 9% abaixo da média devido ao atraso na chegada das chuvas, mas as chuvas de julho recuperaram para 13% acima da média, segundo o IMD.

“Agosto, foi o mais seco em toda a história, com um déficit de 36%, mas novamente em setembro as chuvas reviveram e o país recebeu 13% mais chuvas do que o normal”, disse o IMD.

A distribuição errática das chuvas de monções levou a Índia, o maior exportador mundial de arroz, a limitar os embarques de arroz, a impor um imposto de 40% sobre as exportações de cebola, a permitir importações de leguminosas isentas de direitos e poderia potencialmente resultar na proibição das exportações de açúcar por Nova Deli.

O IMD espera que o país receba chuvas normais entre outubro e dezembro e disse que as temperaturas provavelmente permanecerão acima do normal na maior parte do país durante outubro.

Reuters/Rajendra Jadhav – Tradução RPAnews
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...