Home Últimas Notícias Fertilizantes: redução da demanda pressiona os preços dos macronutrientes
Últimas Notícias

Fertilizantes: redução da demanda pressiona os preços dos macronutrientes

Concept of role and importance of fertilisers in Agriculture. It plays vital role in plant growth.
Compartilhar

A demanda dos principais macronutrientes continua fraca com o final do plantio das safras indianas e de soja no Brasil, o que reduz os preços no mercado internacional. Com exceção do MAP, os outros macronutrientes permanecem pressionados, o que deve seguir no próximo, até os EUA e a China começarem as aquisições em meados de fevereiro.

No mercado de nitrogenados, os preços da ureia desvalorizaram por dois principais motivos. O primeiro é a redução da demanda sazonal de Índia, com o final do plantio das duas safras, e no Brasil, com a diminuição dos investimentos com as perspectivas ruins para a safrinha. O segundo é a redução das cotações de gás natural, em função da menor demanda pelo Hemisfério Norte com as temperaturas mais amenas. As perspectivas são de preços enfraquecidos com a demanda menor até o início das compras de EUA e China em meados de fevereiro.

Nos fosfatados, mesmo com a demanda enfraquecida no momento, as restrições de exportação do macronutriente chinês fortaleceram os preços internacionais do MAP, dada a redução da disponibilidade no mercado global. No Brasil, a tendência é de preços estáveis com a diminuição das compras e redução da oferta global. Os preços internacionais de MAP podem continuar sustentados com a redução das exportações da China, que visa abastecer o mercado interno.

Em relação aos potássicos, também há poucos negócios acontecendo com redução da demanda. Os preços vêm desvalorizando, porém menos que nos nitrogenados dada a concentração dos vendedores. A perspectiva é de preços mais baixos no início de 2024 com as aquisições em volumes baixos até o início das compras de EUA e China. O ponto de atenção serão as compras chinesas, dado que, de janeiro à novembro, o país importou cerca de 10,4 milhões de toneladas de Cloreto de Potássio, representando 32,5% a mais que a média dos últimos 4 anos, o que pode indicar compras menores do país em 2024.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...