Home Últimas Notícias Vibra e Inpasa anunciam parceria para produção de metanol verde sustentável
Últimas Notícias

Vibra e Inpasa anunciam parceria para produção de metanol verde sustentável

Planta etanol milho inpasa
Foto: Inpasa/divulgação
Compartilhar

A parceria visa estudos de viabilidade para a produção e comercialização de metanol visando prioritariamente o fornecimento aos setores marítimo e industrial

A Inpasa, maior produtora de combustível renovável à base de cereais da América Latina, acaba de fechar uma parceria com a Vibra, líder no setor de distribuição de combustíveis e energia no Brasil, para produção de metanol verde a partir de subprodutos do etanol.

Um Memorando de Entendimentos (“MoU”) não vinculante foi firmado ontem, 11, entre as duas companhias. O acordo marca o início de estudos de viabilidade para a produção e comercialização de metanol visando prioritariamente o fornecimento aos setores marítimo e industrial. Com esse negócio, a Vibra abre caminho para entrar em um novo segmento, com soluções sustentáveis aos clientes de transporte marítimo.

Dentre as possibilidades a serem avaliadas, está a eventual instalação de uma planta para produção de metanol verde a partir do etanol de cereais. Durante este período de estudos, as partes avaliarão também a melhor estrutura de negócios para o desenvolvimento do acordo. Vale ressaltar que essa não é a primeira colaboração entre a Vibra e a Inpasa. As empresas já compartilham parcerias bem-sucedidas em outras operações.

 

O presidente da Vibra Energia, Ernesto Pousada, e José Odvar Lopes, presidente da Inpasa, assinam contrato de parceria para estudo sobre o Metanol Verde, na sede da Vibra Energia, no Centro do Rio.  Estiveram presentes na assinatura Clarissa Sadock, vice-presidente de Energia Renovável e ESG, da Vibra, e Gustavo Mariano de Oliveira, diretor de comercialização de Etanol da Inpasa.

“Ao fomentar esse negócio, a Vibra e a Inpasa criam as raízes para a construção de uma cadeia industrial de metanol verde. É um novo segmento, necessário para que as empresas de transporte marítimo possam descarbonizar suas operações e oferecer a seus clientes serviços mais sustentáveis”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Com a parceria, a Inpasa prevê a captura do CO2 emitido na produção do etanol, que será utilizado para obtenção do metanol verde, também conhecido como e-metanol. Esta é uma fonte de energia com baixa pegada de carbono e que apresenta reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida, se comparado aos combustíveis fósseis. Além de contribuir para a diminuição das emissões de outros poluentes e material particulado.

De acordo com o diretor de comercialização de Etanol da Inpasa, Gustavo Mariano de Oliveira, a parceria entre a Vibra e a Inpasa sinaliza um compromisso conjunto com a inovação sustentável e reforça a importância do desenvolvimento de soluções ecologicamente responsáveis no setor de energia. “Ambas as empresas estão empenhadas em liderar a transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente”, pontua.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...