Home Últimas Notícias Exportação de açúcar de cana subiu 21% no Paraná em 2023
Últimas Notícias

Exportação de açúcar de cana subiu 21% no Paraná em 2023

Compartilhar

O valor da exportação de açúcar subiu 21% em 2023, ainda que o volume destinado ao exterior tenha decrescido 3,7%. Os dados foram divulgados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 26 de janeiro a 1º de fevereiro.

Em 2023 os produtores do Paraná exportaram 2,59 milhões de toneladas de açúcar contra 2,69 milhões no ano anterior. No entanto, a melhora nos preços internacionais do produto fez com que entrassem US$ 1,26 bilhão no Estado, ante US$ 1,04 bilhão em 2022. Uma das razões que influenciaram no valor foi a queda na produção indiana, que levou o país a adquirir o açúcar paranaense, o que não acontecia desde 2020.

Essas compras tiveram importância, mas os principais destinos do açúcar paranaense foram a Argélia, com 352 mil toneladas, e a Malásia, com 324 mil toneladas. Há pelo menos dez anos esses dois mercados mantêm compras regulares, o que supriu a ausência dos russos. Depois de adquirir volume recorde de 1 milhão de toneladas em 2008, a Rússia zerou as compras no ano passado.

A atratividade dos preços do açúcar fez com que o mix de produção paranaense passasse de 45% para 46% o volume direcionado ao adoçante, de acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). No entanto, com uma safra de 35,2 milhões de toneladas de cana, a produção de etanol também evoluiu, com 1,22 bilhão de litros, ou 12% de crescimento em relação aos 1,09 bilhão de litros de 2022.

O Paraná também fez a melhor exportação de milho na série histórica iniciada em 1997. Foram 4,73 milhões de toneladas em 2023. O recorde anterior tinha sido em 2019, quando foram vendidos 4,7 milhões de toneladas. O cenário nacional também foi de recorde, com 55,8 milhões de toneladas exportados pelo Brasil.

Com o clima favorável na maior parte do tempo, a colheita da soja avançou na última semana. Foram colhidos mais de 400 mil hectares no período, chegando a 19% da área total estimada em 5,8 milhões de hectares. Como ocorreram chuvas, houve uma estabilização em relação a perdas decorrentes da alta temperatura.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
revati
Últimas NotíciasDestaque

Renuka Vale do Ivaí é inclusa em “lista suja” do trabalho escravo

Sucroenergética de São Pedro do Ivaí (PR) entrou na lista após caso...

Últimas Notícias

Governo quer elevar mistura de etanol na gasolina para 32% no 1º semestre, diz ministro

O governo brasileiro quer aumentar a mistura de etanol anidro na gasolina...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar: avanço nas fixações reduz pressão vendedora e melhora equilíbrio do mercado, diz StoneX

A safra 2026/27 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil começa sob uma...

Últimas Notícias

Usinas goianas capacitam mais de 1,2 mil profissionais em treinamento

Iniciativa alcançou motoristas e operadores de máquinas entre janeiro e abril de...