Home Últimas Notícias Moagem de cana-de-açúcar no Norte-Nordeste supera 52 milhões de toneladas
Últimas Notícias

Moagem de cana-de-açúcar no Norte-Nordeste supera 52 milhões de toneladas

Foto/Ilustrativa (Crédito: RPAnews)
Compartilhar

Com cerca de 80% da safra 2023-2024 calculados no Norte e Nordeste até 15 de fevereiro, o volume de cana-de-açúcar processado pelas usinas da região superou em 5,3% o ritmo observado em igual período da moagem anterior. Segundo dados compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), o processamento alcançou 52,90 milhões de toneladas.

A entidade, que congrega 35 usinas e destilarias de etanol em 11 estados brasileiros, informa que a produção de açúcar chegou a 3,08 milhões de toneladas, aumento de 13,8% ante 2,71 milhões de toneladas no final da segunda quinzena de fevereiro do ano passado. Renato Cunha, presidente-executivo da NovaBio, destaca que mais de 63% desta produção destina-se ao exterior. “Os esforços do Brasil no mercado mundial terão, consequentemente, maior participação de nosso país na comercialização do VHP, refinado e cristal, sobretudo nos embarques para as Américas e África”.

O executivo, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), acrescenta que, na safra corrente, tem havido formação de estoques no mercado global, principalmente face às instabilidades causadas pelos conflitos armados entre países.

A fabricação total de etanol, considerando o anidro e o hidratado, cresceu 1,1%. Foram produzidos 2,01 bilhões de litros contra 1,99 bilhão de litros fabricados na mesma data do ciclo 2022-2023.

O volume do biocombustível hidratado, disponível nas bombas para abastecer veículos flex, totalizou 1,01 bilhão de litros, apresentando elevação de 12,3%% em relação aos 907,4 milhões de litros verificados no mesmo período da safra anterior. No anidro, houve queda de 8,1%. As unidades do Norte e Nordeste entregaram 999,7 milhões de litros comparados a 1,08 bilhão de litros observados na safra 2022-2023.

Até 15 de fevereiro, o estoque físico de etanol, somando-se 209 milhões de litros de anidro e 104,5 milhões de litros de hidratado, atingiu 313,6 milhões. Este volume é 20,94% maior em comparação aos 259,3 milhões de litros armazenados na safra passada.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

MilhoÚltimas Notícias

Inpasa envia primeira carga de DDG de milho brasileiro à China

Exportação de 62 mil toneladas de DDG ocorre após abertura do mercado...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Últimas Notícias

Agro sustenta superávit de US$ 4,3 bilhões em janeiro; açúcar recua em valor com queda de preços

O agronegócio foi decisivo para que o Brasil iniciasse 2026 com superávit...