Home Últimas Notícias Tereos faz hedge de 80% da produção de açúcar e prevê início antecipado da safra no Brasil
Últimas Notícias

Tereos faz hedge de 80% da produção de açúcar e prevê início antecipado da safra no Brasil

Compartilhar

Antes da forte correção do preço do açúcar em Nova York, a empresa francesa Tereos fez hedge no ano passado de cerca de 80% do adoçante que produzirá no Brasil na nova safra que começa este mês, disse o diretor-presidente do grupo no país.

“Tiramos proveito dos altos preços no ano passado”, disse o CEO Pierre Santoul a repórteres em uma teleconferência de resultados, quando perguntado sobre a estratégia de hedge da empresa, acrescentando que não tem conhecimento se outras empresas do setor fizeram o mesmo.

Os futuros do açúcar bruto em Nova York perderam quase 30% de seu valor entre o final de novembro e o final de dezembro, passando de 27 centavos de dólar por libra-peso para 20 centavos de dólar por libra-peso.

Os fundos liquidaram grande parte de suas posições compradas quando o Brasil terminou uma safra recorde e surgiram sinais de melhora nas safras da Índia e da Tailândia.

Os preços do açúcar eram negociados a cerca de 22,60 centavos de dólar por libra-peso, no início da tarde de segunda-feira, 1º.

Santoul está otimista com relação aos preços daqui para frente. Ele disse que os estoques globais ainda estão baixos, historicamente, e a demanda no mercado físico continua forte. O executivo acredita que a menor safra brasileira deste ano já foi precificada pelo mercado.

Os movimentos futuros de preços, segundo ele, serão impulsionados pelos números da produção brasileira, à medida que a safra for ganhando ritmo, bem como por qualquer notícia do governo indiano relacionada às exportações de açúcar.

A Tereos estima que a região Centro-Sul do Brasil produzirá cerca de 590 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 2024/25, abaixo da moagem de cerca de 650 milhões de toneladas na temporada 2023/24 até meados de março, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica).

A Tereos começará a moer nesta semana, um pouco mais cedo do que o normal, já que há cana pronta nos campos.

A empresa aumentará a quantidade de cana alocada para a produção de açúcar na nova temporada, reduzindo a produção de etanol, já que o adoçante proporciona retornos financeiros mais altos do que o biocombustível. Em fevereiro, Santoul disse à Reuters que a Tereos projetava elevar o direcionamento de matéria-prima para o açúcar para 70%.

“As usinas têm lucro zero com o etanol atualmente, é basicamente ‘break-even’”, disse ele.

Retuers/Marcelo Teixeira

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços dos fertilizantes recuam, mas agricultores ainda enfrentam dificuldades, diz Rabobank

Os preços globais dos fertilizantes recuaram em relação aos picos registrados durante...

Últimas NotíciasDestaque

Pecege projeta recuperação do ATR no Consecana-SP até o fim da safra

Preço mensal do ATR pode superar R$ 1/kg a partir de dezembro;...

Últimas Notícias

Rabobank vê queda quase certa na produção de açúcar do Centro-Sul em 2026/27

Mix mais alcooleiro e menor produção acumulada aumentam incerteza sobre a oferta;...

Últimas Notícias

Produção de açúcar do Centro-Sul recua 7,9% na 1ª quinzena de agosto, aponta ministério

A produção de açúcar do Centro-Sul recuou 7,9% na primeira quinzena de...